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Os Etchenique avançam com a "brastemp" do varejo

Valor Econômico - 08/11/2006

A família Etchenique fez do grupo Brasmotor a maior indústria de linha branca da América Latina e, da Brastemp, a marca líder em fogões e geladeiras no Brasil. Depois de vender a empresa para a multinacional americana Whirlpool, em meados dos anos 90, os herdeiros decidiram iniciar um novo negócio, mas que não fugisse muito daquilo que conheciam. Em 2002, Ricardo Etchenique, neto de Miguel, o fundador do grupo Brasmotor, abriu um atacado de aparelhos eletrônicos, a Eletro Direto.
Ao que tudo indica, bastaram poucos anos para que a atacadista se transformasse em uma "brastemp" empresarial. Sem alarde, a Eletro Direto avança agora sobre o varejo. Há cerca de um mês, foi inaugurada uma grande loja no bairro de Pinheiros, na capital paulista. A unidade foi a primeira aberta pela varejista francesa na América Latina e, até o ano passado, abrigava também a sede administrativa da multinacional no Brasil. A nova loja da Eletro Direto é a terceira da rede. Também na capital, a Etchenique possui uma unidade na avenida dos Bandeirantes e outra na Rodovia Raposo Tavares, onde também fica o depósito da empresa. A unidade da Eletro Direto segue a cartilha das lojas de desconto, no estilo dos "outlets" americanos. Elas são despojadas, sem decoração. Não há muitas prateleiras ou divisórias. Mesmo os televisores estão colocados no chão. Mas os produtos estão longe de ser populares. Pelo contrário. Os aparelhos expostos logo na entrada são televisores de plasma, LCD e o mais recente lançamento da Brastemp, o Just Duet, um conjunto de lavadora e secadora de roupas em inox, ambas com porta frontal e capacidade para 10 quilos. O foco da Eletro Direto é a venda à vista, mas empresa pode dividir em dez vezes nos cartões de crédito, com taxa de 1,9% ao mês. Segundo informações obtidas na internet, o faturamento da Eletro Direto atingiu a cifra de R$ 500 milhões em 2005. Como atacadista, a empresa atendia até o ano passado 85 pontos-de-venda, mas a meta de Etchenique era alcançar a marca de 200 clientes.