Orgulho nacional
Folha de S.PauloA Café do Centro vai entrar no segmento de cafés em cápsulas, com foco em grãos de diferentes regiões do Brasil, como Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Mogiana.
A empresa pretende se diferenciar de outras marcas, que atuam com 'blends' (mistura de diferentes grãos) e não fazem referência à origem brasileira.
"Apesar de o Brasil ser o maior produtor de café do mundo, os grãos nacionais são considerados menos sofisticados pelos brasileiros, porque são pouco explorados aqui", diz Rafael Peres, sócio e diretor da empresa.
O envase das cápsulas será feito pela portuguesa Kafffa, em Ribeirão Preto (SP).
As vendas começarão nos próximos quarenta dias, a princípio em São Paulo.
"Mesmo com a isenção de impostos para compras de cápsulas de outros países, as importadoras vêm sofrendo uma alta elevação do câmbio. Não acho que sejam uma ameaça", diz Peres.
2 são as fazendas da empresa, em Araxá (MG), onde são produzidos 70% dos cafés com a marca Café do Centro
120 mil é o volume de sacas colhido por ano pela fabricante
R$ 1,40 será o preço médio de cada cápsula à venda no varejo
4% será a participação da cápsula no faturamento da empresa projetado para este ano