Orgânicos crescem 50% e movimentam US$ 300 milhões
Gazeta Mercantil - 24/10/2006
O negócio de produtos orgânicos se profissionalizou e ganhou credibilidade e escala. Nos últimos dois anos, principalmente, houve uma expansão anual de até 50% nas vendas, bem superior à verificada em outros países, grandes consumidores mundiais de produtos livres de agrotóxicos, como a Alemanha e os Estados Unidos. O cultivo de orgânicos se concentra em médias propriedades, que tratam de diversificar a produção e buscar canais de exportação. Para coroar o processo de desenvolvimento do negócio, ganhou força a certificação, que garante a qualidade dos processos produtivos e das matérias-primas orgânicas. Atualmente, 18 certificadores atuam no País. O mercado de orgânicos no Brasil já movimenta hoje anualmente cerca de US$ 300 milhões, 70% dos quais são obtidos por exportações. Mundialmente, o negócio com produtos que utilizam matérias-primas cultivadas de maneira limpa e sem agrotóxicos move perto de US$ 30 bilhões, conforme levantamento da Organização Mundial do Comércio (OMC). Entre os produtos orgânicos brasileiros mais exportados estão: café, cacau, soja, açúcar mascavo, erva-mate, suco de laranja, mel e frutas secas e frescas. Os médios produtores garantem 80% das exportações. A produção de orgânicos está concentrada nos estados do Sul e Sudeste e espalhada por uma área estimada de 900 mil hectares em cerca de 14 mil propriedades. Muitos produtores rurais estão migrando suas lavouras para modelos orgânicos e sustentáveis, buscando driblar a competição no mercado tradicional e aumentar suas margens de lucros. Na agroindústria, algumas marcas tradicionais também vão atrás de oportunidades no negócio de orgânicos.