27/01/11 10h40

Oportunidades de aquisição atraem a francesa Truffle

Valor Econômico

A Truffle Capital, instituição financeira com sede em Paris, que investe essencialmente no mercado empresarial, avalia aquisição de empresas no Brasil e a estruturação de um fundo de investimentos focado no país. Para procurar essas oportunidades, Bernard-Louis Roques, sócio investidor da Truffle Capital, visitou o Brasil, na semana passada, pela terceira vez. "Estamos fascinados com o potencial de crescimento do mercado brasileiro de tecnologia da informação e com o nível de qualidade das empresas", afirmou Roques em entrevista ao Valor.

Criada em 2003 por um grupo de investidores europeus independentes, a Truffle Capital hoje administra dois fundos: o Truffle Venture FCPR e o Truffle Capital II, com recursos da ordem de € 600 milhões - € 200 milhões a mais do que no início de 2010. A companhia é sócia de 40 empresas de TI, biotecnologia e bioenergia sediadas na Europa e nos Estados Unidos. Entre as economias emergentes que estão na pauta da Truffle, o Brasil chamou sua atenção. "É o país que tem uma das maiores médias de crescimento, uma classe média crescente e é uma democracia estável. Essas são características de um bom mercado", opina Roques.

O primeiro passo da Truffle Capital no Brasil foi dado por meio de uma das empresas de seu portfólio, a francesa LeadMedia, que em junho adquiriu, por uma quantia não revelada, o site Busca Descontos e a empresa de marketing digital Media Factory, por R$ 8,9 milhões (US$ 5,2 milhões). O presidente da LeadMedia, Stéphane Darracq, observa que a empresa, como outras do portfólio da Truffle Capital, tem grande participação de mercado na França e, agora, busca a internacionalização por meio de aquisições de negócios complementares.

A MediaFactory, que pertencia ao grupo IdeiasNet, foi comprada em dezembro pela LeadMedia, que faturou R$ 12 milhões (US$ 6,8 milhões) em 2010, com crescimento de 200%. Com a aquisição, concluída na semana passada, a LeadMedia projeta dobrar de tamanho em 2011, com receita de US$ 25 milhões. Devido ao sucesso das primeiras aquisições, a Truffle Capital avalia empresas no Rio de Janeiro e em São Paulo, das áreas de TI, bioenergia e biotecnologia, com receita anual média de R$ 7 milhões (US$ 4,1 milhões). De acordo com Roques, as próximas empresas de seu portfólio a fazer aquisições no país serão a BoosterMedia, focada em jogos sociais e softwares para dispositivos móveis, e a Pharnext, farmacêutica voltada a medicamentos para doenças neurológicas.

A Truffle Capital também busca sócios investidores no Brasil para lançar um fundo de investimentos. "Acredito que em dois anos teremos o fundo focado apenas no mercado brasileiro", diz Roques. O tamanho do fundo, comparado aos recursos investidos na Europa, será proporcional à relação entre o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e o PIB da França - cerca de 60%, o que daria aproximadamente € 360 milhões.