25/06/24 14h47

Ônibus elétrico da Scania terá produção nacional e motor sueco

Powertrain e pacote de baterias serão importados da Europa pela fabricante

Automotive Business

A Scania vai produzir na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) um modelo de chassi de ônibus urbano elétrico na configuração 4x2.

A produção do chassi consumirá R$ 60 milhões do próximo ciclo de investimento anunciado pela montadora, R$ 2 bilhões até 2028.

Os recursos vão custear as melhorias que serão feitas na atual linha de produção de chassis de ônibus da fabricante. Não são muitas.

A principal delas é uma área de montagem do conjunto elétrico do chassi, formado por motor elétrico, torre de refrigeração e conjunto de baterias.

O pacote de baterias, que será instalado no teto do veículo, será importado da Suécia, assim como o motor elétrico que gera o equivalente a 310 cv.

Este propulsor, chamado de EMC (Electric Machine Central, na sigla em inglês) poderá ser alimentado por até seis pacotes de bateria.

De acordo com Marcelo Gallão, diretor de desenvolvimento de negócios, a empresa levou dois anos para desenvolver as baterias na Europa.

Ela são uma evolução do primeiro conjunto de baterias para ônibus lançado pela empresa na Europa em 2021, o qual era do tipo fosfato de lítio e ferro.

Na geração atual, a qual equipa o chassi elétrico Scania, outros minerais, como manganês e níquel, substituem o ferro na composição.

A razão para tal, segundo Gallão, é o aumento da densidade energética, ou seja, a capacidade de armazenamento de energia do conjunto. Os novos minerais também aumentam a vida útil da bateria.

Posto isso, a montadora conseguiu criar condições no projeto para que a bateria pudesse entregar uma autonomia compreendida entre 250 e 300 quilômetros.

A respeito do chassi do ônibus elétrico, ele é uma espécie de adaptação de um chassi que a Scania já fornece ao mercado, no caso, o chassi K.

Para este modelo eletrificado, a capacidade de transporte de passageiros máxima para este tipo de chassi é de até 80 passageiros. No chassi K convencional, a capacidade é menor, 70 passageiros.

O modelo será apresentado na feira Lat.Bus, que será realizada em agosto, em São Paulo. Os testes em linha de produção começarão em setembro de 2025. Até lá, a empresa vai preparar a rede de concessionários para iniciar a operação comercial.

 

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/onibus-eletrico-scania/