23/01/10 14h12

Ônibus e caminhões se voltam para a África

O Estado de S. Paulo

Os fabricantes brasileiros de caminhões e ônibus estão voltando carga total para o potencial do mercado africano. Se, no ano passado, em decorrência da crise, as vendas no continente chegaram a cair em torno de 30%, a expectativa para 2010 é tão boa que prevê recuperar os patamares de 2008. A África é hoje o segundo destino de chassis de ônibus brasileiros; sendo superada apenas pelos próprios países da América Latina, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior.

A antiga Volkswagen Caminhões e Ônibus, atual MAN Latin America, está concentrando suas vendas nos países emergentes localizados na África e na América Latina. Com uma presença já forte em Angola, na África do Sul e na Nigéria, o fabricante começa a investir para ampliar sua presença na parte ocidental do continente onde, pelo menos até agora, os veículos são importados diretamente do Brasil.

Angola é o terceiro destino das exportações dos caminhões e ônibus da Volks; depois de México e Argentina. No ano passado, foram para lá 745 veículos. O país, onde já circulam 5.000 caminhões e ônibus da Volks, continua sendo um ponto preferencial para a empresa.

"As previsões são de que o PIB de Angola pode crescer até 25%, e isso aumentará muito a demanda. Nossa expectativa é aumentar a presença no centro e no sul do continente e, no fim do ano, estaremos indo para o Norte da África. Na Nigéria, por exemplo, estamos entrando com a venda de caminhões para o transporte de bebidas; em outros países, temos fornecido para a construção civil", conta Antonio Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America. Entre os mercados ao Norte estão Tunísia, Argélia e Egito.