Oji lidera há 12 anos o mercado interno e agora ocupa uma nova posição no mercado global
Às margens do rio Piracicaba, no histórico bairro do Monte Alegre, a Oji Papéis é a responsável por produzir o papel térmico
JP O Seu JornalO ano de 2011 marca o início da operação da Oji Papéis Especiais no Brasil. Adquirida pela multinacional japonesa Oji Holdings, com 150 anos de tradição e cerca de 36 mil colaboradores em mais de 300 localidades no mundo, apenas uma década depois, a Oji Papéis se torna um dos 10 principais negócios da holding.
É no bairro Monte Alegre, Piracicaba, em uma Área de Preservação Permanente – APP, em que cerca de 800 colaboradores diretos e indiretos atuam para que os papéis da Oji estejam nas mãos de todos os brasileiros diariamente.
A Oji Papéis é líder no mercado nacional, tem uma presença marcante na América Latina e a desde janeiro de 2022, com o novo coater PC4, a empresa passou de 80 mil toneladas para 150 mil toneladas produzidas de papel térmico, o que possibilitou a entrada da empresa no mercado norte-americano.
A empresa tem grande potencial para o contínuo crescimento das vendas na América Latina, e já colhe resultados da inovação com o desenvolvimento do filme térmico e estudo de novos produtos.
Os 12 anos de Oji Papéis foram marcados por uma contribuição consistente a diversos projetos e programas socioambientais. Trata-se de um legado estruturado por meio de valores que são praticados internamente e que se refletem por toda a cidade.
O reconhecimento da Oji Papéis como uma empresa que agrega valor vem do impacto gerado pelas iniciativas apoiadas com base em uma sólida política de relacionamento com a comunidade.
A partir do investimento realizado no final do ano de 2019, por meio de um montante aproximado de R$ 550 milhões, a Oji Papéis passou a ser reconhecida como um dos 10 negócios mais importantes da Oji Holdings, na matriz japonesa.
Como resultado deste investimento, a instalação do novo coater, o PC4, junto à modernização da máquina de papel, a P2, e da área de acabamento, a Variplus 1, trouxe um novo posicionamento mercadológico para a Oji Papéis, destacando a operação para o mercado internacional.
Desta forma, a Oji Papéis, uma empresa que lidera há 12 anos o mercado interno, passou a ocupar uma nova posição no mercado global, levando a marca da inovação brasileira para territórios mundiais.
Meio ambiente, Segurança e Saúde
Produzir de forma sustentável e com menor impacto ao meio ambiente é uma das premissas da Oji Papéis Especiais. Além de atender plenamente a todas as exigências legais, a empresa trabalha diariamente para reduzir a geração de resíduos e otimizar cada vez mais os recursos utilizados, estabelecendo uma relação harmoniosa e sustentável com o meio à sua volta.
O ano de 2022 foi bastante desafiador para a área ambiental, visto o início da operação do novo coater, o PC4, o que acarretou no aumento de insumos e também maior geração de efluentes e resíduos. Por isso, trata-se de um ano em que não houve redução nos índices, todavia, a empresa segue com marcas sustentáveis:
• 99% dos resíduos são enviados para coprocessamento;
• Reutilização de 50% da água enviada para o processo fabril;
• Lançamento de efluente dentro dos padrões de qualidade;
• Outorga de 700 m³/h para captação de água do rio;
• Outorga de 693,7 m³/h para lançamento de efluente.
Na Oji, a Segurança é um valor inegociável. Ambientes de trabalho seguros, livres de doenças e acidentes propiciam maior conforto aos colaboradores, contribuindo para melhoria na qualidade de vida. A Saúde caminha lado a lado com a Segurança. Fortalecer as práticas de saúde por meio da prevenção é uma estratégia eficaz aplicada pela Oji ao passar dos anos. O resultado é uma comunidade de colaboradores cada vez mais saudável e segura.
O ano de 2022 trouxe a implementação do Programa de Prevenção de Álcool e Drogas (PPAD), que já vinha se desdobrando em passos de panejamento nos anos anteriores. Considerando a integridade física, mental e na qualidade de vida dos colaboradores, trata-se de um programa aberto a quem quiser participar, no qual o objetivo é prestar assistência aos colaboradores envolvidos com o uso, abuso e dependência do álcool e drogas.