19/08/09 11h03

OGX anuncia início de perfuração de poço em Santos

DCI

A OGX, empresa petrolífera do grupo EBX, anunciou ontem que iniciou a perfuração do poço 1-MRK-2-SPS, no prospecto Abacate-1 localizado no bloco BM-S-29, na Bacia de Santos. A atividade ficou sob responsabilidade da Maersk Oil, a operadora do bloco. Apesar disso, a empresa brasileira é a sócia majoritária, com 65% de participação. A empresa foi a responsável pelos trabalhos de sísmica em vários blocos onde tem participação.

A empresa explicou em comunicado que a perfuração é feita em lâmina de água de 100 metros de profundidade a 130 km da costa. O poço 1-MRK-2-SPS está sendo perfurado pela sonda Sovereign Explorer, fornecida pela Transocean e espera que em três meses alcance os cinco objetivos mapeados. De acordo com o diretor executivo da OGX, Paulo Mendonça, a interpretação dos dados 3D referentes ao BM-S-29 aliada ao anúncio de recente descoberta a 18 km de distância ratificou a visão da empresa sobre o potencial do bloco, e por este motivo está confiante de que esta é uma das áreas exploratórias mais promissoras do Brasil.

A OGX possui uma área marítima de exploração de 7 mil quilômetros quadrados e uma campanha exploratória que deve chegar a 51 poços nos próximos três anos, nas Bacias de Campos, Santos, Espírito Santo e Pará-Maranhão, com participação em 22 blocos exploratórios. A empresa afirmou semana passada, durante a divulgação de resultados do segundo trimestre, que espera iniciar a perfuração de mais quatro poços até o final do ano. Dos seis poços nas Bacias de Campos e Santos, três serão finalizados até o mês de dezembro.