Ocupação em hotéis em São Paulo é de até 100% durante a Fórmula 1
Dados são da Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do estado; confiança no turismo paulista avança em cinco dos principais segmentos do setor
Monitor MercantilPrincipal categoria do automobilismo mundial, o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 garantiu taxa de ocupação de até 100% nos hotéis, resorts e pousadas em solo paulista. Com isso, a Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) avalia que o setor ultrapasse R$ 45 milhões em receitas de diárias e R$ 10 milhões somente com serviços de alimentação e bebidas. Além da capital, as regiões do ABC Paulista, Grande São Paulo e Litoral devem garantir o conforto de mais de 300 mil turistas.
A 21ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 aconteceu neste fim de semana no autódromo de Interlagos, na capital paulista.
O diretor de Hospitalidade e Jogos da Fhoresp, Bruno Omori, explica que regiões onde há alta gastronomia em São Paulo, como as das zonas sul e oeste, estão entre os roteiros mais procurados pelo público. Já na Grande São Paulo e em municípios um pouco mais distantes do autódromo, mas com acesso estratégico, a previsão era que o segmento hoteleiro chegasse a até 70% de sua capacidade.
“A Fórmula 1 mostra para o mundo a pujança do setor hoteleiro de São Paulo. A expectativa da Fhoresp é a melhor possível, tanto para a capital, quanto para cidades da Grande São Paulo e até para o litoral. Esperamos mais de 300 mil turistas para o maior evento global de automobilismo, sendo que 30% vem do interior, de outros estados e até de outros países”, avalia.
A expectativa do impacto econômico com a realização do Grande Prêmio de Fórmula 1 em São Paulo é a mais alta dos últimos anos. De acordo com a Fhoresp, é possível que o setor de hospedagem ultrapasse R$ 45 milhões em receitas de diárias e R$ 10 milhões somente com serviços de alimentação e bebidas.
O diretor-executivo da Federação, Edson Pinto, destaca que a perspectiva de crescimento econômico se deve à permanência de turistas na cidade durante todos os dias de evento:
“O turismo esportivo, a cada ano, cresce com novas experiências. Percebemos esse movimento por meio do setor hoteleiro, mas, também, pelas demandas de pacotes de viagem para outros eventos ligados ao Esporte. É nítido que o mercado vive um momento de ascensão, com uma busca cada vez maior dos fãs por momentos únicos e de alto padrão”, lista o representante da Fhoresp.
Segundo a organização do GP de São Paulo, a média de gastos do público visitante é de R$ 4.689,00, entre três e quatro dias hospedados na capital. Na edição realizada em 2023, a Fórmula 1 registrou recorde de público, com 267 mil pessoas presentes.
Já sondagem realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP), apontou que o índice de confiança das principais lideranças do turismo paulista continua em alta. Os segmentos que atingiram as maiores pontuações foram os de organização de eventos (169 pontos); locadoras de veículos (150 pontos); empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva (125 pontos); restaurante, cafeteria, bar e similares (107 pontos) e de empreendimento de entretenimento e lazer e parque aquático (100 pontos).
O índice segue o sistema da Organização Mundial do Turismo para avaliação nessa modalidade, e mede a percepção dos gestores municipais do turismo e de empreendedores da área através de uma média baseada na seguinte escala: muito pior (zero), pior (50), igual (100), melhor (150) ou muito melhor (200). A pontuação abaixo de 100 indica uma percepção de piora no segmento, enquanto um valor acima de 100 representa uma melhoria.
Em relação ao desempenho do turismo doméstico, na avaliação por segmento, dos 12 que participaram da sondagem no terceiro trimestre deste ano, 10 ficaram acima de 100 pontos, e, cinco obtiveram avaliação melhor do que no mesmo período do ano passado. Sobre as expectativas para o turismo doméstico no próximo trimestre, todos os setores estão positivos e seis apresentaram números melhores quando comparados ao terceiro trimestre de 2023.
Já na avaliação do turismo internacional, dos 12 segmentos sondados, nove avaliaram positivamente o terceiro trimestre de 2024, e 10 tem boas expectativas para o turismo internacional no próximo trimestre. Sete segmentos tiveram avaliação do desempenho melhor do que em 2023, e, também sete setores, têm expectativas positivas para o turismo internacional no último trimestre de 2024.
Para o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, o bom desempenho de segmentos como o de organização de eventos é reflexo da retomada total das atividades do setor em 2023, após o período de readequação pós pandemia. “A aposta no futuro é reflexo de todas as ações realizadas durante todo o ano passado e no primeiro semestre deste ano no setor turístico. Muitos grandes eventos retornaram efetivamente em 2023 e 2024, o que aqueceu novamente o mercado e fez com que a confiança no setor voltasse a crescer”.
O estudo possibilita conhecer as perspectivas do mercado de turismo em relação ao futuro do setor. A sondagem é realizada trimestralmente, e, os participantes respondem como foi o desempenho nos último três meses e o que esperam para o próximo trimestre. A coleta de informações foi realizada entre os últimos dias 7 a 18 de outubro em 101 cidades do estado.
Fonte: https://monitormercantil.com.br/ocupacao-em-hoteis-foi-de-ate-100-durante-a-formula-1/