04/05/12 14h56

Obra de novo duto vai abrir 800 empregos

O Vale

Os dutos irão transportar gás liquefeito de petróleo e C5+ entre as instalações da companhia localizadas no Litoral Norte e no Vale do Paraíba

A Petrobras planeja construir dois dutos entre a UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba) e a Revap (Refinaria Henrique Lage), em São José dos Campos.

Segundo a Petrobras, a estimativa é gerar 800 postos de trabalho diretos durante a execução da obra.

O projeto está em fase de licenciamento ambiental no Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pode ser consultado em vários locais --em São José, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os dutos Ocvap 1 e 2 (Oleodutos Caraguatatuba - Vale do Paraíba) irão transportar gás liquefeito de petróleo (GLP) e C5+ (subproduto líquido do processamento de gás natural) entre as instalações da companhia localizadas no Litoral Norte e no Vale do Paraíba.

Cada duto terá aproximadamente 70 quilômetros de extensão e seguirá pela faixa do Gastau (gasoduto Caraguatatuba-Taubaté).

Após a conclusão da obra, o sistema terá a capacidade para movimentar 3.600 m3/dia de GLP e 1.400 m3/dia de C5+.

Se converter esse volume de metros cúbicos para litros, os dutos terão capacidade para transportar 3,6 milhões de litros de GLP e 1,4 milhões de litros de C5+.

Transporte. Na avaliação da estatal, além de ser a forma mais segura para transportar grandes volumes de fluidos, a empresa tem o domínio da tecnologia nesse segmento. A empresa aponta que um dos principais aspectos da nova rede de dutos é facilitar o escoamento dos produtos, mas o projeto pode contribuir para melhoria no trânsito entre Caraguá e São José com a redução do número de veículos trafegando nas rodovias.

Os volumes a serem transportados pelos dutos correspondem a 84 carretas diárias de GLP e 42 de C5+.