06/11/12 10h29

O porto e seus passageiros

A Tribuna

O Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, instalado no Armazém 25 do Porto de Santos, é considerado por armadores e passageiros o melhor do País. Com 41.500 metros quadrados de área total e 19.500 metros quadrados de área operacional, a unidade iniciou suas operações em novembro de 2008. Desde então, tem aumentado cada vez mais o número de pessoas embarcando ou desembarcando pelo complexo.

Para a próxima temporada (2012/2013), que começará nessa sexta-feira, são esperados 1,1 milhão de turistas. O terminal é administrado pela Concais S.A,, que, ao longo dos últimos 14 anos, tem investido na área para oferecer mais conforto aos passageiros. Ao todo, a instalação de cruzeiros conta com seis salões, com tamanhos que variam de 570 a 2.400 metros quadrados. Eles são divididos em cores para facilitar a circulação do público. A atual capacidade do terminal é de 42 mil pessoas por dia.

Já em relação aos navios, é permitida a atracação simultânea de seis embarcações por data. A quantidade foi estipulada pela Codesp, Autoridade Portuária do Porto de Santos. O crescimento do terminal pode ser constatado por seus números. Na primeira temporada, realizada em 98/99, passaram pelo cais santista 94.652 turistas, entre embarque, desembarque e trânsito. Hoje, o volume de pessoas já ultrapassa a marca de 1 milhão.

Antes da abertura do terminal, precisamente no início do século passado, o cais dos armazéns 5 e 6 – atrás da sede da Alfândega – era utilizado para a atracação dos navios de passageiros. Depois, foi usado o cais dos armazéns 15 e 16. A partir da segunda metade do século 20, com a expansão dos voos a jato, os transatlânticos começaram a perder espaço para os aviões no transporte de passageiros. E restrições legais dificultaram ainda mais as atividades dos navios de cruzeiros. No início dos anos 90, transatlânticos de bandeira estrangeira eram proibidos de conduzir turistas de um ponto a outro do território nacional, a não ser que o roteiro incluísse escalas no exterior.

Por meio da Emenda Constitucional nº 7, de 15 de agosto de 1995, a cabotagem (transporte entre portos nacionais) foi permitida aos navios estrangeiros e o setor de cruzeiros passou a crescer anualmente. Nesta nova fase, a primeira embarcação de passageiros a atracar no cais do Armazém 25 foi o português Funchal, em 2 de dezembro de 1998.

Uma das principais discussões atualmente refere-se à vinda de navios durante a Copa de 2014. Por enquanto, dois navio da MSC Cruzeiros já confirmaram presença no evento. As embarcações vão trazer cerca de 15 mil mexicanos. E para que o terminal esteja preparado para receber mais navios, será feito o alinhamento do Cais de Outeirinhos, entre os armazéns 23 e 29. Com a obra, até seis navios poderão atracar próximos à instalação. Hoje, apenas três conseguem parar em suas proximidades. A previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda este ano pelo consórcio Serveng/Constremac/Constran.