07/12/23 14h44

O Parque Tecnológico está de portas abertas

Convite permanente para a população conhecer o local busca aumentar o conhecimento sobre a estrutura e serviços oferecidos; estrutura vai receber mais indústrias

Cruzeiro do Sul

No final da Avenida Itavuvu, surge a diferente estrutura do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), cercada de muito verde. Trata-se de um local onde, de fato, muitas coisas acontecem. Toda quinta-feira, após um agendamento simples por telefone, pessoas interessadas podem conhecer o local.

O que muita gente desconhece é justamente a finalidade do PTS de criar soluções tecnológicas ou inovações que estão disponíveis para atender desde o estudante que busca uma área de atuação, ou o trabalhador que precisa de uma oportunidade, ou ainda a empresa que necessita de mão-de-obra ou aumentar a produtividade.

Enquanto isso, em outra frente de atuação, o presidente do PTS, Nelson Cancellara, usa a experiência de mais de 30 anos como empresário para ir atrás de iniciativas que possam impactar na competitividade e melhorar o desempenho do setor produtivo da cidade. Ele é conselheiro do parque desde a fundação, há onze anos. De acordo com o presidente esse é o melhor momento. “Estamos nessa gestão com um prefeito que nos apoia demais”, afirma e continua: “não se vive sem tecnologia”.

Oportunidades

Sim, Cancellara tem razão e consciência do desafio. Por isso, a proposta é oferecer atividades para todas as idades. Uma vez por mês ocorre o mutirão de empregos, quando cerca de 40 indústrias costumam ofertar oportunidades. Segundo ele, em 23 edições, foram empregadas 25 mil pessoas. Além disso, são realizados constantemente projetos pilotos que visam inovar. O mais recente possui 50 pessoas, com mais de 50 anos, que estão aprendendo uma nova profissão, na área de programação.

Aliás, é importante ressaltar que a cidade possui um déficit de 1.800 pessoas na área de Tecnologia da Informação (TI). Exatamente por isso que no próximo ano serão ofertadas mil vagas para um curso nessa área. “Estivemos em Brasília e conversamos com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, a Softex, que vai apoiar esse projeto. No mínimo serão 90 horas na área de programação básica, que vai permitir o profissional ser perfeitamente absorvido pelo mercado”, explica.

Ao mesmo tempo, segundo Cancellara, seguindo orientação do próprio plano de governo do prefeito Rodrigo Manga, é preciso que o PTS seja um centro de oportunidades e uma referência em inovação.

Para os jovens são realizadas constantemente ações. No primeiro semestre 35 jovens participaram de uma capacitação e receberam propostas de emprego, apenas um preferiu não aceitar o trabalho. O “PTS na escola” é um outro projeto para incentivar os estudantes a terem gosto por lógica, programação e robótica. Um ônibus visita as escolas e depois desse primeiro contato, os alunos são levados para fazer uma visita ao parque. Mais de 500 alunos da rede pública de ensino já participaram.

Definição da identidade ajuda na expansão

No Brasil, são cerca de 40 parques tecnológicos. Se em São José dos Campos, o diferencial é a tecnologia aeronáutica; o de Campinas é a comunicação. Já em Sorocaba, é a tecnologia 4.0. Um diferencial que promete manter a cidade com foco na inovação. “Queremos ser uma referência nisso, e o mais interessante é que vamos atender diversos setores, como comércio, serviço e indústrias”, explica o presidente do PTS, ao reforçar que o diferencial está na diversidade da cidade que possui mais de 2.200 indústrias de diversos segmentos.

“As indústrias muitas vezes têm suas ‘dores’; nós buscamos conectar outros conhecedores para tentar curar essas ‘dores’”, explica Cancellara. É bom lembrar que inicialmente o prédio do PTS foi concebido para ter 35 mil metros, contudo, numa primeira fase ficou em 18 mil. Ao todo, 45 empresas ocupam o espaço e outras dez aguardam um lugar. Em agosto deste ano chegou uma boa notícia para aumentar a estrutura.

Foram destinados recursos na ordem de R$ 14,24 milhões, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Serão mais 3,5 mil m², estruturando e fornecendo laboratórios de simulação e projetos de engenharia, Smart Cities - Smart Campus Project, validação de tecnologias 4.0, Open Lab CET 4.0 e uma estação terrestre comercial para capacitação e captação de dados de nano satélites. O projeto deve ser concluído até o fim de 2024.

Também há possibilidade de isenção de impostos municipais para quem conseguir a concessão de 50 anos em um dos terrenos da área, que conta com cerca de 700 mil metros quadrados. Para isso é preciso atender os requisitos estipulados previamente.

Mais automação exige mais conhecimento

A necessidade exige adaptação dos empresários e disposição para ir em busca de alternativas. “É importante falar que 85% das empresas são micro, pequenas e médias. O empresário acha que tem que fazer tudo, mas eu sempre falo que é preciso tirar um tempo, longe da operação, para entender o próprio negócio”, explica. Nessas horas, existem trabalhos que também podem ajudar.

O PTS é credenciado pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação para possibilitar a aplicação de recursos e auxiliar as empresas. Além disso, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) também pode auxiliar com recursos financeiros os empreendedores.

Os interessados em conhecer o Parque Tecnológico de Sorocaba podem entrar em contato pelo telefone (15) 3316-2323 e falar com Débora.

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2023/12/725700-o-parque-tecnologico-esta-de-portas-abertas.html