17/05/12 14h36

O maior legado será a capacitação profissional

Brasil Econômico

Alimentação, transporte, alojamento e atividades culturais são as áreas que oferecerão mais vagas

A Copa do Mundo de 2014 deve gerar no país 3,63 milhões de empregos em 56 setores e, além de capacitar um enorme contingente de trabalhadores para atender o evento, o Brasil se vê desafiado a criar uma cultura de qualificação profissional. É a leitura de Marcelo Dias Calado, coordenador educacional das áreas de turismo, lazer e eventos do Senac São Paulo.

Ele destacou que a Copa fará circularem pelo país cerca de 3,1milhões de turistas brasileiros e mais de 600 mil estrangeiros. Mas, para além disso, o setor está em franca expansão no mundo todo, num ritmo de 7,1%ao ano. No Brasil, a previsão de crescimento é maior, de 7,8%. O setor responde por 10% da mão de obra formal no globo e, em 2012, deve gerar 100 milhões de empregos diretos, afirmou, apoiado em dados daOMT (Organização Mundial de Turismo).

Daí a necessidade de preparar os brasileiros para trabalhar em áreas correlatas, especialmente alimentação, transporte de passageiros, alojamento e recreação e atividades culturais. “Não surgem novas funções. Precisamos é preparar melhor os profissionais”, disse, citando estudo feito pelo Senac em 2009.

A pesquisa verificou que as ocupações com maior potencial de crescimento são de chefe de cozinha, cozinheiro e recepcionista em hotéis, pousadas e alojamentos. A maior demanda foi verificada em Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. “O principal gargalo na capacitação dos trabalhadores em turismo é o idioma”, afirmou. Inglês, espanhol e francês devem ser o foco de aprendizado no Senac, que é parceiro do governo na qualificação dos profissionais.

A instituição vai criar 95 mil vagas nas unidades paulistas e um milhão no total do país. As bolsas de estudo devem chegar a 28 mil em todo o país. Como um todo, o sistema S (Senac, Sesc, Sesi e Senai) e as instituições federais de educação vão oferecer 240 mil vagas nas 12 cidades-sede, seus entornos e em destinos de visibilidade internacional.

Experiência mágica
Com um grande esforço de qualificação, o Brasil deve ser capaz de criar uma experiência inesquecível para os visitantes. “Estamos nos preparando para garantir a atemporalidade da Copa do Mundo, a disseminação da imagem positiva do país para o mundo, o ganho de competitividade na relação com outros destinosturísticos e a efetivação de empregos temporários”, afirmou o especialista.