08/01/10 11h08

O ano começa aquecido no mundo da moda

Valor Econômico

Às vésperas das duas principais semanas de moda do país, a São Paulo Fashion Week (SPFW) e o Fashion Rio, os negócios na área da moda voltam a ficar aquecidos, após um ano com poucas operações relevantes. Esse novo cenário tem como pano de fundo um clima de otimismo com as vendas do varejo no front doméstico, que podem crescer na casa dos 6% em 2010, segundo especialistas. As negociações envolvem grandes grupos como a gestora de marca de moda Inbrands, a butique de luxo Daslu e a grife de jeanswear Zoomp.

A Inbrands, do fundo Pactual Capital Partners (PCP), por exemplo, já está a todo vapor. Dona de grifes como Ellus e Isabela Capeto, ela está em fase final de negociação para a compra de mais duas marcas, cujo anúncio deve acontecer já no próximo mês, segundo o Valor apurou com uma fonte próxima das transações.

Nessa boa maré, o complexo de luxo Daslu também se candidatou a encontrar um sócio, apesar de todo o imbróglio judicial que carrega. O empreendimento de Eliana Tranchesi, garante o diretor financeiro Hayrton de Campos, tem sido alvo de interesse de grupos de moda e fundos de investimentos, entre eles a própria Inbrands. "Conversamos com quatro investidores nesses últimos dois ou três meses. Queremos um parceiro que faça um aporte de capital e um plano de expansão", disse ele.  O grande entrave na Daslu são os processos judiciais por sonegação de impostos, resultante das importações ilegais praticadas pela boutique, que pode chegar a R$ 1 bilhão (US$ 581,4 milhões) entre tributos federais e estaduais.

A Zoomp, que também enfrentou inúmeros problemas de gestão e atraso de pagamento, vem sendo procurada por investidores. Após ter seu plano de recuperação aprovado em setembro, a grife de jeanswear conhecida pelo raio amarelo já "teve propostas de pelo menos seis interessados em adquirir ou licenciar a marca Zoomp", disse Carlos Valmer, sócio da Global Capital. Atualmente, a grife é administrada por essa gestora de fundo de crédito.