11/07/24 14h14

Número de trabalhadores no agro brasileiro bate novo recorde e chega a 28,6 milhões de pessoas

Segundo pesquisa do Cepea/CNA, houve aumento na participação feminina entre os postos de trabalho do agronegócio, no primeiro trimestre do ano

Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de SP

O número de pessoas trabalhando no agronegócio brasileiro bateu mais um recorde e somou 28,6 milhões no primeiro trimestre de 2024, segundo pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Vale destacar que o aumento na população ocupada no agronegócio no primeiro trimestre deste ano foi puxado por empregados com maior nível de instrução e por mulheres, ou seja, houve aumento da participação feminina no período.

A população ocupada no agronegócio cresceu 3% (ou aproximadamente 827 mil pessoas) de janeiro a março de 2024, frente ao mesmo período de 2023, avanço que ficou acima do observado para o Brasil, que foi de 2,3% (ou de aproximadamente 2,38 milhões de pessoas).

De acordo com a pesquisa, esse incremento ocorreu, principalmente, pelo aumento de 9,9% no número de trabalhadores atuando em agrosserviços – atividades que atendem aos segmentos de insumos, agropecuária e agroindústria, que incluem desde o transporte, armazenamento e comércio até os serviços jurídicos, administrativos e contábeis. Além disso, a população ocupada nas agroindústrias teve aumento de 3,4% (ou de 149.179 de pessoas).

Com o resultado, a participação do setor no total de ocupações do Brasil foi de 26,85% nos primeiros três meses do ano – no mesmo período de 2023, representava 26,67%.

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/b/numero-de-trabalhadores-no-agro-brasileiro-bate-novo-recorde-e-chega-a-28-6-milhoes-de-pessoas