Número de eventos em Campinas cresce 92% e gera 50 mil empregos
Com crescimento expressivo, cidade tem média de quatro eventos por dia, mas arrecadação sobe menos devido à maior presença de microeventos nos bairros
A Cidade ON CampinasO número de eventos em espaços públicos disparou em Campinas, registrando um aumento de 92,2% em 2024, de acordo com dados da secretaria de Cultura e Turismo. Foram contabilizados 1.667 eventos ao longo do ano, um salto em relação aos 867 realizados no ano anterior. Em média, a cidade sediou quatro eventos por dia.
Apesar desse crescimento expressivo, a arrecadação municipal aumentou em um ritmo mais moderado, com uma alta de 28,5%. O montante arrecadado passou de R$ 7 milhões em 2023 para R$ 9 milhões em 2024.
Microeventos impulsionam bairros afastados de Campinas
A diferença entre o crescimento no número de eventos e a arrecadação ocorre porque a maior parte das novas iniciativas foi de pequeno porte, movimentando menos recursos financeiros.
Segundo Eros Viziel, diretor de Turismo, o aumento de “microeventos” se deve a emendas parlamentares impositivas, que levaram mais atividades culturais para áreas mais afastadas da cidade.
“Isso gerou mais eventos menores em bairros, praças e locais mais afastados. É positivo porque ocorre uma ativação econômica mais local, e isso enriquece a produção cultural nesses pontos mais distantes”, explicou.
Para Viziel, além do aspecto econômico, esse crescimento também enriquece a cena cultural da cidade. “Ocorre um estímulo a festas como Folia de Reis, rodas de samba, por exemplo. Isso toca nos setores culturais, na diversidade, e as pessoas começam a perceber novas áreas para atuar”, completou.
Setor de eventos impulsiona geração de empregos
Com o aumento no número de eventos, a cidade também viu um impacto positivo na geração de empregos.
A estimativa da secretaria de Cultura e Turismo aponta que 50 mil vagas de trabalho foram criadas na RMC (Região Metropolitana de Campinas), com Campinas concentrando mais de 60% desse total. Entre 2023 e 2024, o número de postos no setor cresceu 7%.
O crescimento da área de eventos reflete a recuperação pós-pandemia da Covid-19.
“A partir de 2023, o que a gente percebe é uma crescente de uma demanda represada que joga os indicadores para os níveis normais. A partir de 2024, dá para ver uma crescente contínua, e que deve avançar para os anos seguintes”, afirmou Viziel.
Expansão do setor abre novas oportunidades
O setor de eventos envolve diversas áreas, como hospedagem, gastronomia, transporte, agências e organização de eventos. Ao incluir os trabalhadores informais, o segmento alcança mais de 50 áreas de atuação.
Diante desse crescimento, a produtora de eventos Dani Martins decidiu investir e criou uma escola especializada na formação de profissionais do setor em Campinas.
“Há uma necessidade de profissionais para a nossa cidade, e qualificar e formar para poder atender é importante”, disse Dani. “Parece mágica, as pessoas chegam em um evento e está tudo pronto, mas é muita produção”, brincou a produtora.
O produtor Maiko José Costa também percebeu um impacto positivo no mercado de trabalho. Na empresa em que atua, ele acompanhou um crescimento de 20% no número de eventos realizados.
“Com o pré-evento, o durante e o pós, empregamos cerca de 400 trabalhadores, desde equipes de faxina, montagem, alimentação, saúde e bombeiros”, relatou.