Número de empresas no mercado pet tem alta de 96% na região de Piracicaba
Somente em Limeira, o crescimento dobrou entre 2018 e 2024. Setores de negócios incluem higiene e embelezamento, comércio varejista e alojamentos
A Cidade ON PiracicabaO número de empresas que atuam no mercado pet aumentou 96% na RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) entre 2018 e 2024. Em 2018, nas 17 cidades que compõem a região tinham 1.064 empresas do segmento. Em 2024, o número saltou para 2.082, uma alta percentual de 96%.
Os dados são do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em São Paulo), e incluem MEIs (Microempreendedores Individuais), ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte).
O levantamento considera os cadastros em atividade de cada ano nas 17 cidades da região. Os setores de negócios incluem:
- Comércio varejista de medicamentos veterinários
- Comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentação para animais
- Atividade veterinária
- Alojamento de animais domésticos
- Higiene e embelezamento de animais domésticos
Quais as cidades com maiores índices de crescimento?
Limeira concentra o maior crescimento nos cadastros ativos no período. De 2018 a 2024, os registros passaram de 250 para 501, respectivamente, o que configura uma alta de 100,40%.
Já Piracicaba foi a segunda cidade com maior crescimento no mesmo período, com uma alta de 90,60%. Os registros passaram de 298 em 2018 para 568 em 2024.
Veja na tabela os dados por cidade:
Município | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
Águas de São Pedro | 9 | 7 | 8 | 7 | 8 | 8 | 8 |
Capivari | 29 | 36 | 47 | 54 | 63 | 69 | 69 |
Charqueada | 13 | 15 | 18 | 24 | 30 | 28 | 28 |
Elias Fausto | 17 | 16 | 18 | 24 | 30 | 28 | 28 |
Ipeúna | 4 | 6 | 6 | 6 | 5 | 8 | 7 |
Iracemápolis | 15 | 16 | 18 | 21 | 24 | 27 | 26 |
Limeira | 250 | 298 | 358 | 408 | 468 | 496 | 501 |
Mombuca | 1 | 1 | 2 | 3 | 3 | 3 | 4 |
Nova Odessa | 47 | 61 | 70 | 76 | 81 | 88 | 86 |
Piracicaba | 298 | 331 | 394 | 463 | 528 | 570 | 568 |
Rafard | 3 | 5 | 6 | 11 | 11 | 12 | 12 |
Rio das Pedras | 24 | 28 | 28 | 35 | 34 | 36 | 36 |
Saltinho | 12 | 12 | 14 | 18 | 20 | 22 | 22 |
Santa Bárbara d’Oeste | 115 | 132 | 156 | 165 | 195 | 221 | 223 |
Santa Maria da Serra | 4 | 5 | 5 | 7 | 5 | 6 | 6 |
São Pedro | 27 | 29 | 35 | 52 | 62 | 65 | 64 |
TOTAL | 1064 | 1223 | 1448 | 1684 | 1911 | 2073 | 2082 |
O que justifica o aumento no mercado pet na região de Piracicaba?
Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP, Eduardo Mercadante, o aumento no mercado pet foi impulsionado por uma mudança no comportamento do consumidor. Ele explica que o desejo das pessoas por relacionamentos, muitas vezes preenchido pela presença de um pet, levou à busca crescente por produtos e serviços que atendam às necessidades dos animais.
Essas necessidades, assim como a consciência dos tutores em relação a elas, têm se tornado mais complexas, o que contribui para o crescimento do setor.
“O mercado pet se desenvolve porque as pessoas buscam expressar esse reconhecimento e atender às necessidades dos animais, além de suprirem seu próprio desejo de se sentirem responsáveis e provedores”, afirmou.
Mercadante também destaca o aumento na consciência da população em relação ao bem-estar animal. “Algumas décadas atrás, matar um passarinho com estilingue era alguma coisa muito aceitável, às vezes estimulada até dos pais para os filhos. Mas hoje em dia o nosso nível de consciência a respeito da capacidade de sentir dos animais nos constrange a respeito, de uma maneira diferente de uma ou duas gerações atrás”, explicou.
Essa transformação no comportamento e percepção dos tutores gerou uma demanda crescente por serviços veterinários, seguros e uma variedade de itens específicos para pets, como roupas, utensílios, produtos de higiene e mobiliário adaptado. Todo esse mercado, segundo Mercadante, faz parte de uma economia em expansão, que dobra à medida que as pessoas se conscientizam cada vez mais sobre a importância e relevância dos animais de estimação.