13/02/13 18h25

Número de empresas abertas cresce 7,16%

Rede Bom Dia

A julgar pelo número de empreendimentos abertos em Sorocaba, a economia do município vive um momento próspero. De acordo com levantamento feito pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), foram constituídas 7.461 empresas em 2012, número 7,2% maior do que o do ano anterior, quando foram abertas 6.962. Outro dado importante trazido pelo relatório emitido pela Jucesp, é que o total de encerramentos foram menores em 2012: 1.391 contra 1.418 no ano anterior.

Para o analista do Sebrae Sorocaba, Eduardo Mantovani, o resultado é reflexo de alguns fatores como a vinda de grandes indústrias, que estimularam a economia local e regional. "A economia da região de Sorocaba está aquecida e isso gera novas oportunidades para novos negócios, mantendo o município com um nível de empregabilidade muito bom. Além disso, alguns tipos de negócios existentes em Sorocaba exigem uma mão de obra mais qualificada e que exige melhores remunerações. Isso gera alto poder aquisitivo na população, aumentando também o consumo", explicou.

Mantovani também ressalta o fato das entidades em Sorocaba como Sebrae, Prefeitura e Associação Comercial, trabalharem sempre em sintonia. "É um caminho que não tem mais volta. Por isso, temos boa expectativa de crescimento para os próximos anos", afirmou.

Novas oportunidades
O representante da AVA Funilaria e Pintura, Erik Almeida Bertocco, diz que a empresa trabalha há mais de 30 anos com vidro e blindagem. Porém, recentemente, com a chegada de novas indústrias no município, surgiram outras oportunidades. "Para atender duas grandes empresas que chegaram há pouco tempo, a Case Tratores e a JCB, resolvemos ampliar e abrir uma nova empresa especializada em pintura de peças industrializadas. A empresa tem quinze funcionários", conta.

A expansão econômica também é a explicação para a abertura da JL Serviços Automotivos de Sorocaba, na avenida Ulisses Guimarães. Os irmãos João Maria e José Donizete, que estão no segmento há varios anos, também foram atraídos pelo desenvolvimento da zona norte da cidade. "Com a construção da nova ponte na avenida e do Shopping Cidade na avenida Itavuvu, acreditamos que o negócio irá se expandir. Outro motivo para investirmos é o aumento da frota de veículos. Todos os meses milhares de carros ganham as ruas da cidade", comenta Donizete.

572 formalizações
Dados da Secretaria das Relações do Trabalho (Sert) indicam que em janeiro foram formalizados 572 empreendedores individuais no município. De acordo com Roberto Freitas, da Sert, a meta para 2012 é atingir 6 mil trabalhadores formalizados, superando o total do ano passando, quando foram formalizados 5 mil.

"Os números de janeiro mostram que o sorocabano começou o ano em busca de novas oportunidades. Muitos estão iniciando o seu empreendimento e querem começar de forma legal. Mas também tem os que já atuavam e enxergavam as vantagens em legalizar o negócio", afirma Freitas.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontaram que, no final de 2010, Sorocaba registrava cerca de 47 mil pessoas trabalhando na informalidade. Nos últimos 18 meses mais de 11 mil sorocabanos já deixaram a informalidade, motivados pelos programas Mutirão da Formalização, ao Apareça e Cresça e ao trabalho realizado no Espaço Empreendedor.