NRF 2022 em Nova York aponta que Sociedade 5.0 permeará vida dos consumidores
New TradeO Retail Big Show – maior evento de varejo no mundo, conhecido no Brasil como NRF, que reúne líderes do mundo inteiro em Nova Iorque para debater os rumos do setor no pós-pandemia – teve a participação de integrantes da delegação brasileira capitaneada pela Gouvêa Ecosystem.
Com o tema “Sociedade 5.0 — Repensando o varejo e a tecnologia para atender às expectativas e padrões de vida do consumidor sustentável”, o painel contou com a contribuição de Eduardo Yamashita, Diretor de Operações da GOUVÊA Ecosystem, e Tatiana Souza, Diretora Comercial do Setor de Varejo do Grupo Globo, maior conglomerado de mídia e comunicação do Brasil e da América Latina, que vem realizando uma transformação alinhada à Sociedade 5.0 para ser uma empresa multiplataforma digital e personalizada.
As discussões giraram em torno das transformações na sociedade e no ambiente de consumo. O modelo de análise da sociedade 5.0 indica o desenvolvimento de um varejo diferente do atual, com uma análise profunda e individual dos consumidores por meio de dados, o que possibilitará decisões automáticas e automatizadas em tempo real, além da personalização de cada experiência de compra, inclusive, em canais físicos.
“Já nos próximos anos, a sociedade irá incorporar integralmente os avanços e as tecnologias que estão em desenvolvimento. Uma grande quantidade de dados analisados pela Inteligência Artificial e coletados por meio de dispositivos inteligentes (IoT) fará com que todos os aspectos da nossa vida tenham uma camada digital”, afirma Eduardo Yamashita.
“Grandes empresas como Magalu, Alibaba e Amazon já estão inseridas nesse contexto, assim como o Grupo Globo que convidamos para participar conosco desse painel, pois eles já vêm lançando novidades e reestruturando seu modelo de negócios. Eles têm transformado seus produtos para conversar com o consumidor de uma maneira personalizada, digital e com métricas em tempo real”, continua Yamashita.
Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da GOUVÊA Ecosystem, destaca a importância da apresentação do case Globo no evento. “Há 18 anos estamos presentes na NRF para contribuir sobre o ponto de vista de conteúdo e sobre o que o Brasil faz de melhor. O case apresentado hoje é, sem dúvida, um benchmarking global devido ao que o Grupo Globo conseguiu realizar, com presença e relevância no mercado latino-americano, também exportando produtos de entretenimento para o mundo todo”, diz.