11/01/12 14h30

Novos negócios

O Vale

A administração de São José dos Campos iniciou, a partir de 2003, o apoio ao Programa de Incubadoras. Hoje são quatro incubadoras que geram novos negócios, com aproximadamente 50 empresas com projetos ligados a produtos eletrônicos, equipamentos e serviços especializados, saúde, tecnologia da informação e tecnologia mecânica (para os setores automobilístico e aeronáutico), gerando 400 empregos de profissionais especializados.

Incubadora é um ambiente que possui parcerias com universidades, centro de pesquisa, instituições públicas e empresários para abrigar, em condições favoráveis, novos negócios e projetos de base tecnológica, identificado como oportunidade de mercado por empreendedores que ainda não estiverem constituídos como empresas, bem como pequenas empresas em fase de maturação competitiva, visando à superação de barreiras existentes nos primeiros anos de sua existência.

Diariamente, nas incubadoras, pesquisadores, professores, universitários e empreendedores com uma ideia inovadora recebem orientação de como iniciá-la e desenvolvê-la para o mercado.

Essa ideia surgiu na Califórnia, com a Universidade de Stanford. No final dos anos 50, começaram a se instalar em um ambiente favorável novas empresas que, com o passar dos anos, ficaram mundialmente famosas: Intel, Microsoft, Apple e várias outras. O lugar ficou conhecido como "O Vale do Silício".

Há cerca de 30 anos, o Brasil adotou esse conceito. Essa política permite integrar as instituições de tecnologia do município, oferecendo ao mercado diversas soluções.

Atualmente, existem nas incubadoras diversos negócios instalados e em evolução. Alguns contam com apoio da Finep e da Fapesp, empresários e, principalmente, de investidores, constituindo assim novas empresas competitivas, proporcionando novos negócios e empregos.