01/02/08 12h06

Novos clientes ampliam em 44% receita da Exata

Valor Econômico - 01/02/2008

A Exata Logística, que pertence ao Grupo Arex, informou ontem ter encerrado o ano passado com faturamento de R$ 60,5 milhões (US$ 34,4 milhões), o que significa um crescimento de 44% na comparação com o resultado de 2006. O aumento é conseqüência de ampliações de serviços para empresas como a Vivo e a C&C, além da conquista de novos clientes no período. Segundo Mauricio Pastorello, diretor-geral da Exata, a pretensão da empresa é de encerrar 2008 com faturamento de R$ 80 milhões (US$ 45,5 milhões) e para o ano seguinte atingir R$ 100 milhões (US$ 56,8 milhões). Para isto, a operadora logística seguirá com a estratégia de focar nos pequenos e médios contratos - que variam de R$ 200 mil (US$ 113,6 mil) a R$ 2 milhões (US$ 1,14 milhão) por ano - e no aumento das áreas de atendimento. Hoje a empresa conta com 14 armazéns espalhados pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. Outra possibilidade, ainda não confirmada por ele, é a de começar a operar no Nordeste com a abertura de seis armazéns. Para este ano, a princípio os investimentos próprios previstos pela companhia são de R$ 3 milhões (US$ 1,7 milhão) e serão restritos à tecnologia e equipamentos de movimentação interna. Os serviços de transporte, que representam 50% do resultado da empresa, são realizados com parceiros como a Expresso Araçatuba (do Grupo Arex), Rapidão Cometa e Mercúrio. Os outros 50% do faturamento referem-se aos serviços de gestão de estoque, de processos e armazenagem. A expectativa, de acordo com Pastorello, é de ampliar a participação dos serviços de logística no resultado da empresa. Em 2007, o resultado líquido da Exata foi de R$ 6 milhões (US$ 3,4 milhões), ou 10% do faturamento. Além da Exata e da Expresso Araçatuba, o Grupo Arex possui também a Golden Cargo, especializada em transporte de produtos agroquímicos.