18/01/12 11h25

Novo terminal do aeroporto de Guarulhos deve ficar pronto sábado

Valor Econômico

Com cerca de mil funcionários divididos em três turnos de trabalho, a Delta Construção garantiu à Infraero que vai entregar neste sábado, dia 21, o novo terminal do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. Essa é a data limite para que a construtora cumpra o contrato firmado com a estatal. Se não cumprir, será multada. Após dez dias para ajustes operacionais, a Infraero promete que no início de fevereiro Cumbica terá um novo terminal em operação.

A entrega das obras do Terminal 4 - embora só existam até hoje os terminais 1 e 2 - coloca fim a um contrato conturbado. Em julho do ano passado, o projeto foi contratado em regime de urgência pela Infraero, portanto, sem licitação. O argumento usado para justificar o acordo foi a demanda projetada para as festas de fim de ano, as quais, segundo a Infraero, poderiam causar um caos em Cumbica se o novo terminal não entrasse em operação. O fato é que o projeto não foi entregue para o fim do ano e a Infraero teve de "se virar no braço", como definiu o presidente da estatal, Gustavo Vale.

O contrato firmado com a Delta é de R$ 85,75 milhões. Segundo a Infraero, o atraso na obra foi resultado de um incidente ocorrido em dezembro, quando parte da cobertura do terminal caiu e a empresa foi obrigada a trocar toda a estrutura. "As obras passaram por um acidente de percurso, mas no fim tudo deu certo. No início de fevereiro o aeroporto já terá esse novo terminal em pleno funcionamento", diz João Márcio Jordão, diretor de aeroportos da Infraero.

O novo terminal, diferentemente dos chamados "puxadinhos", tem uma estrutura definitiva. Segundo a Delta Construções, na área de embarque foram instalados 34 balcões de check in, dez portões de embarque e seis portões de checagem de segurança com equipamentos de raio X, além de esteiras de bagagem. A área de desembarque tem três posições para entrega de bagagens. O terminal foi equipado com cinco elevadores e dois estacionamentos, com capacidade para 600 veículos.

A estrutura foi erguida no antigo terminal de cargas da Vasp, que era ocupado para guardar cargas detidas ou abandonadas. Para aproveitar a estrutura do local, a Infraero decidiu que fará o mesmo tipo de intervenção no hangar da Transbrasil, que fica ao lado da estrutura da Vasp. Dessa vez, no entanto, a intenção é passar o projeto para o concessionário que vencer o leilão de Cumbica, programado para 6 de fevereiro.

A decisão da Infraero de contratar uma empreiteira sem realização licitação causou polêmica. Auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) questionaram a escolha da Delta Construções para tocar as obras, já que a empresa não acumulava experiência nesse tipo de projeto. A empresa não comenta o assunto. Em setembro do ano passado, a Justiça Federal em São Paulo chegou a determinar a paralisação da obra. A Infraero, no entanto, conseguiu reverter a decisão e as obras foram retomadas.