15/05/13 14h44

Novo tablet corporativo da Dell será fabricado em Hortolândia

Portal da Cidade de Hortolândia

Anúncio de que a produção começa no segundo semestre deste ano foi feita durante visita do prefeito Antonio Meira à empresa, nesta terça-feira (14/05),

Será produzido na fábrica de Hortolândia, até o final deste ano, o novo tablet da Dell, uma das maiores produtoras de computadores e fornecedoras de soluções de TI (tecnologia da informação) do mundo. Atualmente, está à disposição dos consumidores brasileiros, na loja virtual da empresa, apenas a versão importada do computador portátil.,

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da Dell Brasil, Raymundo Peixoto, nesta terça-feira (14/05), durante evento que celebra o aniversário de 6 anos da fábrica construída no município e a marca de 7 milhões de computadores produzidos na unidade, responsável por mais de 90% de tudo o que a Dell vende no Brasil. A Dell Brasil é considerada a décima maior operadora da corporação no mundo, o que, segundo Peixoto, mostra a relevância da unidade fabril sediada em Hortolândia.

Convidado especial da cerimônia, o prefeito Antonio Meira afirmou que a Dell faz parte da história da cidade, que completa 22 anos de emancipação neste domingo (19/05), e integra um grupo de grandes empresas que, aqui se instalando, elevaram a auto-estima da cidade, fazendo com que seja vista como um pólo tecnológico. Além do prefeito, da vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe, da primeira-dama e secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, vários secretários municipais compareceram à visita à fábrica.

Inaugurada em 2007, a fábrica de Hortolândia é a única da corporação no Brasil e conta com 1.000 funcionários. Dada a proximidade de grandes rodovias e do aeroporto de Viracopos, é considerada estratégica para atender, com agilidade, o mercado nas regiões Sul e Sudeste, que, de acordo com o Diretor Executivo de Operações, Claudionor Silva, corresponde a 60% dos clientes nacionais.

Embora não revele o volume do que produz localmente, a empresa considera extremamente significativa a marca alcançada e espera superá-la “brevemente”, atingindo 10 milhões de máquinas fabricadas na unidade Hortolândia. O novo tablet lançado surge para atingir um público específico, o corporativo. “Queremos ser líder no segmento de tablets para empresas, oferecendo um produto mais simples, rápido e seguro, que desempenhe as funções de um PC (computador pessoal)”, afirma Peixoto. O novo produto pretende oferecer como diferencial o fato de ter bateria removível (o que evita o descarte do produto em razão de perda do poder de carga do acessório com cerca de dois anos de uso), porta USB e docking station (suporte com teclado e a possibilidade de conectar também monitor para funcionar como um microcomputador).

“A tecnologia não pode ser privativa de poucos. Deve ser acessível a todos as pessoas e a todas as empresas de pequeno, médio e grande porte com o objetivo de que possam usar a tecnologia para prosperar”, afirma Raymundo Peixoto. “Não é um fim, mas um meio para prosperar. Fazemos parte também do desenvolvimento econômico de onde estamos”, ressalta.

Para o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Dimas Correa Pádua, ter, instalada no município, uma empresa do porte da Dell revela o desenvolvimento econômico e social do município que, nos últimos anos, atraiu também outras grandes indústrias, que ajudaram a dinamizar a economia regional e local.

“Quando a Dell anunciou a vinda para cá, os olhos do Brasil se voltaram para Hortolândia. Isto gerou desenvolvimento econômico, social e sustentabilidade. Junto com ela, outras empresas vieram para cá porque esta chegada gerou credibilidade, o que fortaleceu ainda mais a nossa cidade”, lembrou o prefeito Antonio Meira. “Como poder público, temos a função de fomentar o desenvolvimento do município. De janeiro para cá, temos lutado para atrair projetos importantes para a nossa cidade. Um deles, que é mote de governo, é a mobilidade urbana, o que requer planejamento para evitar improvisos. Sonhamos com uma cidade grande, organizada, bem planejada. Queremos que a população cresça junto com a cidade. É por isso que uso esta empresa como referência, dizendo que, no futuro, quero que os filhos de hortolandenses sejam diretores da Dell”, afirma Meira.