28/05/11 13h57

Novo shopping investe em grifes de fora

Folha de S. Paulo

Vinte grifes internacionais devem abrir suas primeiras lojas no país a partir de março do próximo ano, quando será inaugurado o Shopping JK, empreendimento da família Jereissati. As italianas Prada, Balenciaga, Bottega Veneta e Miu Miu estão na lista das marcas que chegam ao Brasil, além da britânica TopShop, segundo a Folha apurou. Essa última funciona como uma loja multimarcas e é conhecida por investir em parcerias com estilistas renomados, como Stella McCartney, com criações a preços mais acessíveis.

Carlos Jereissati, presidente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, confirma que serão 20 grifes, mas não detalha nomes. "São marcas de médio e alto luxo, dos mais diversos segmentos. Algumas são inéditas na América Latina, mas guardamos os nomes a sete chaves para anunciar em bloco", diz o empresário. Segundo ele, o local onde está o JK deverá funcionar como um centro que une consumo e cultura, com teatro e cinemas da rede mexicana Cinépolis.

Com investimentos de R$ 243,3 milhões (US$ 152,1 milhões) e 35 mil m2 de área para locação, o shopping está 70% comercializado, de acordo com informações do último balanço trimestral da empresa. "O dinamismo do mercado brasileiro tem possibilitado crescimento em várias regiões do país, com taxas de dois dígitos. Não há desaceleração [na venda de artigos de luxo], como se observa em outros mercados", afirma. As vendas totais de 12 shoppings do grupo no primeiro trimestre deste ano chegaram a R$ 1,5 bilhão (US$ 937,5 milhões), o que representa expansão de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com a inauguração do Iguatemi Alphaville em abril, o grupo tem agora 13 empreendimentos. E outros três serão abertos até 2013 em cidades do interior de São Paulo - Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Sorocaba. "A mobilidade social permite crescer ainda por muitos anos. Quem era classe C virou B. Quem era B virou A. As pessoas têm momentos de consumo diferentes", afirma Jereissati. Estudo divulgado nesta semana, durante o Atualuxo, conferência do segmento que ocorreu em São Paulo, mostra que o Brasil é o segundo mercado de maior interesse para as marcas estrangeiras, depois da China.

Em reação à entrada de novas grifes no JK Iguatemi, o shopping Cidade Jardim, controlado pela JHSF, já prepara a lista de novas lojas para os próximos meses. Entre elas estão a joalheria francesa Cartier, as grifes italianas Tod's (calçados) e Canali (roupas), Dior, além de mais dois restaurantes no local - Adega Santiago e Parigi Bistrô, do grupo Fasano. Após negociar por meses com os dois shoppings, a Louis Vuitton optou por abrir uma megastore - uma das seis maiores do mundo - no shopping Cidade Jardim. Segundo a Folha apurou, a megastore terá 1.400 m2.