24/08/12 15h50

Novo programa incentiva inovação tecnológica

São Paulo Inova, lançado nesta sexta, 24, apoia empresas paulistas de base tecnológica e perfil inovador em estágio inicial ou não

Um novo programa, lançado nesta sexta-feira, 24, pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, na capital, apoiará empresas paulistas de base tecnológica e de perfil inovador em estágio inicial ou não. O São Paulo Inova terá linhas de financiamento com juro máximo de 6% (para as maiores empresas), zero (para as médias) e juro negativo para as pequenas.
 
O programa contará com três linhas de financiamento operadas pela Desenvolve SP, duas delas com juros subsidiados pelo Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcet) e um termo de cooperação para a constituição de um Fundo de Investimento para empresas de inovação tecnológica. A Desenvolve SP está disponibilizando R$ 150 milhões em crédito.
 
“Um grande programa, para apoiar empresas de base tecnológica para inovação, pesquisa e desenvolvimento. Esse é o DNA de São Paulo, inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento. Isso é competitividade internacional, mais emprego, mais oportunidade, é estar na vanguarda do desenvolvimento”, destacou o governador.

Alckmin destaca o Fundo de Investimento Inovação Paulista como uma grande inovação do programa. Esse fundo contará com recursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da agência Desenvolve SP para apoiar empresas de base tecnológica.

Estímulo às empresas
Presente no evento de lançamento do programa, a analista de projetos da Investe São Paulo, Mariana Corrêa Barra, afirma que o São Paulo Inova é mais um instrumento de incentivo ao investimento das empresas em inovação. “Ao criar mais mecanismos efetivos especialmente destinados às empresas nascentes que ainda não têm condições de apresentar garantias para obter financiamento no sistema financeiro tradicional, o Estado de São Paulo estimula o empreendedorismo e reforça seu sistema de inovação, o qual já é extremamente relevante em nosso País”, explica a analista, que é mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp.

Para Mariana, outro aspecto a ser ressaltado é que as áreas prioritárias do programa estão em perfeita sintonia com a política industrial vigente no País e com os setores estratégicos para prospecção da Investe São Paulo.