Novo presidente da Staroup quer mais clientes no exterior
Valor Econômico - 04/12/2007
Conquistar novos clientes no mercado externo e tornar-se mais agressiva comercialmente são as principais metas da fabricante de jeans Staroup. Desde terça-feira, a empresa tem novo presidente, Vicente Moliterno Neto, que também pretende relançar a grife própria no varejo, com o glamour de outrora. Depois de ser uma das marcas mais reconhecidas do mercado de jeanswear, a Staroup praticamente deixou o varejo para se dedicar ao desenvolvimento, produção e beneficiamento de jeans para a exportação, em esquema de private label - a partir do final dos anos 1980. Na gestão de Moliterno, o foco continuará a ser o mercado externo - para onde vai 70% da produção de 400 mil calças por mês da Staroup. Entre os clientes da empresa, estão a Levi's (americana, européia e brasileira), a divisão brasileira da Lee, a alemã Marco Polo Jeans e a sueca Denim Birds. O parque fabril da companhia está dividido entre as cidades de Botucatu e Avaré, em São Paulo. A empresa tem 1.750 funcionários diretos, além de cerca de mil colaboradores. Os jeans fornecidos pela Staroup têm alto valor agregado, passando por vários processos de beneficiamento. A matéria-prima é 100% nacional, principalmente da Santista. A opção por atuar num nicho de preço mais elevado - uma calça produzida pela empresa pode chegar a 150 euros na Europa - objetiva fugir da competição com chineses e turcos. A empresa pretende reposicionar a marca própria, mas o plano para fazer isso ainda não está pronto.