04/12/07 10h50

Novo leilão de rodovias atiça interesse das grandes do setor

DCI - 04/12/2007

Prevista para até o início de 2008, a publicação do edital de licitação para a exploração do trecho Oeste do Rodoanel e mais cinco lotes de rodovias estaduais, entre elas Dom Pedro I, Airton Senna e Carvalho Pinto, promete acirrar a disputa entre os maiores players deste mercado, como a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), OHL Brasil e BR Vias. A Odebrecht também não descarta voltar ao ramo de rodovias, enquanto concessionárias na ativa, como a Autoban e a Nova Dutra anunciam investimentos em infra-estrutura para garantir a manutenção de suas concessões. Segunda maior empresa de concessões de rodovias no País, a espanhola OHL, que administra quatro concessionárias no interior de São Paulo (Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte) confirma o interesse na disputa pelo Rodoanel. A OHL comemora a conquista recente de cinco lotes no leilão das rodovias federais, entre eles os trechos da Fernão Dias, Regis Bittencourt e BR 101, no Rio de Janeiro. A subsidiária no Brasil diz ter registrado R$ 27,1 milhões (US$ 15,2 milhões) de lucro líquido apenas no 3º trimestre de 2007. Já a CCR, um dos maiores grupos privados de concessões de rodovias da América Latina, que tem em sua estrutura acionária empresas como Camargo Corrêa, Serveng Construtora, Andrade Gutierrez Concessões e a portuguesa Brisa, diz que entrará na disputa da licitação do Rodoanel e de rodovias estaduais paulistas. Líder brasileira no segmento de concessões e responsável pelas concessionárias AutoBAn, NovaDutra, ViaOeste, RodoNorte, Ponte Rio-Niterói e ViaLagos, a CCR também é responsável pela ViaQuatro, empresa que irá operar e manter a Linha 4 do Metrô de São Paulo, nos próximos anos. Com novos projetos em estudo, outra que participará da concorrência do Rodoanel é a BR Vias, também interessada na parceria público-privada (PPP) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).