10/04/25 14h28

Novo centro logístico gera mais de 100 empregos em Porto Feliz

Local tem quase 20 mil m² e possui escritório, armazém, centro de montagem e distribuição

Cruzeiro do Sul

Um centro logístico da Schaeffler, empresa que produz peças e soluções tecnológicas para a indústria automotiva, foi inaugurado em Porto Feliz, a cerca de 20 quilômetros da sede localizada em Sorocaba. O local tem quase 20 mil m² e possui escritório, armazém, centro de montagem e distribuição. Com o novo espaço, mais de 100 profissionais foram contratados, entre operadores logísticos, supervisores, analistas e estagiários.

O local está em funcionamento em fase inicial desde o segundo semestre do ano passado, mas foi inaugurado oficialmente, com a operação regular, na tarde desta quarta-feira (9), em uma cerimônia que contou com a presença de presidentes da empresa, clientes e autoridades. Georg F. W. Schaeffler, acionista familiar e presidente do conselho de supervisão da Schaeffler também esteve no evento. Na ocasião, a empresa não divulgou o valor utilizado no novo centro, mas afirmou que esse foi o maior investimento dos últimos cinco anos.

Segundo a Schaeffler, o novo Centro Logístico Central (CLC) representa um marco significativo para a divisão Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions (VLS), pois trata-se da expansão das operações e ofertas de produtos da empresa na América do Sul. O projeto foi aprovado e desenhado em 2023. Até então, o centro logístico funcionava por meio de uma terceirizada em São Bernardo do Campo, a cerca de 100 quilômetros da fábrica. Agora, com a gestão totalmente internalizada, a empresa assume o controle completo da operação.

De acordo com Rubens Campos, vice-presidente sênior da divisão VLS na América do Sul, um dos principais objetivos da mudança de endereço é a redução na emissão de dióxido de carbono (CO2).

“Quando lançamos o projeto e decidimos sair de onde estávamos, a primeira pergunta foi: ‘como conseguimos reduzir a emissão de CO2?’ E conseguimos essa redução ficando mais perto da fábrica. Hoje, estamos a 20 ou 25 km da fábrica e muito mais próximos dos nossos clientes em São Paulo, que são a grande maioria. Então, além da emissão de CO2, tem a questão de facilitar a logística”, explicou.

A nova unidade tem o controle e o planejamento de todos os processos relaciona-dos à gestão da cadeia de suprimentos, operações e qualidade, dando suporte ao mercado automotivo de reposição da América do Sul. O local também foi projetado para otimizar os processos logísticos e aumentar a capacidade de entrega. A empresa produzia até 2024 13,2 milhões de peças por ano. Neste ano, com o novo espaço, esse número deve chegar a quase 16 milhões.

“O que precisavamos era de um espaço grande que acomodasse o padrão Schaeffler de fazer o warehouse (armazém). Estávamos num operador terceirizado e seguiamos o padrão deles. Aqui, alugamos o galpão da DVR, mas tudo o que está aqui dentro é nosso — todo o sistema EWM, estantes, racks, equipamentos de montagem de kits, é tudo nosso. Temos os nossos processos, e para conseguir alinhar processo, capacidade de produção e atender melhor o cliente, tinha que ser num espaço maior”, ressaltou o vice-presidente do grupo na América do Sul.

Oportunidades

De acordo com Fernanda Vasconcellos, chefe de Recursos Humanos (RH) da empresa, ao todo, foram criados 129 novos postos de trabalho, sendo 110 para operadores logísticos, 10 para os chamados team leaders (primeiro nível de liderança da operação) e quatro para supervisores, além das constratações de analistas e estagiários.

“Aqui trabalham os times de logística, qualidade, garantia e RH. Também temos técnico de segurança, mas o foco principal da equipe que atua diariamente neste local é a logística. Já os times comercial, de assistência técnica, engenharia e planejamento continuam na planta de Sorocaba”, informou Fernanda.

Para Célio Peixoto (Republicanos), prefeito de Porto Feliz, a chegada do novo investimento significa mais oportunidade e desenvolvimento para o município.

“A Schaeffler é a segunda maior empresa do mundo no seu segmento de mobilidade, com inteligência. É uma alegria muito grande receber esse investimento. É mais emprego, é mais renda, é mais desenvolvimento para a nossa cidade, que hoje é a cidade que apresenta os maiores e melhores índices de desenvolvimento econômico da região metropolitana de Sorocaba (RMS). É a cidade que tem o maior PIB per capita, é a 33ª cidade mais desenvolvida, e Porto Feliz tem uma economia diversificada e sempre está aberta para novos negócios, para grandes negócios, para desenvolver a nossa cidade, o Estado de São Paulo e o Brasil”.

 

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/regiao/2025/04/746004-novo-centro-logistico-gera-mais-de-100-empregos-em-porto-feliz.html