10/06/10 11h03

Novo aeroporto de SP deve ser privado

O Estado de S. Paulo

A concessão à iniciativa privada de um terceiro aeroporto em São Paulo voltou à pauta do governo. O "Estado" apurou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já convocou uma reunião com os ministros da Defesa, Nelson Jobim, da área econômica e assessores especiais do Planalto para discutir o decreto com os termos da concessão do novo aeroporto. A ideia fazia parte do plano emergencial para atacar os problemas do apagão aéreo (2006-2007), mas havia sido arquivada. A medida está sendo desengavetada porque o governo colheu novas informações sobre a situação da demanda atual e a expectativa de movimento criada pela escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

O Planalto concluiu, depois de vários estudos de órgãos do governo e de consultorias privadas, que a maioria dos aeroportos das grandes cidades está caminhando para uma situação de colapso - nos feriadões, fins de semana e períodos concentrados de férias, esses aeroportos ficam sem reserva técnica e exibem filas que levam até duas horas para o atendimento dos passageiros.

O presidente deu prazo de dois meses para que a área técnica chegue ao modelo de concessão. Na semana passada, o governo decidiu que também fará a concessão do complexo aeroportuário de São Gonçalo do Amarante (RN). "Mas esse é um caso bem particular, em condições diferentes da complexidade do novo aeroporto da região de São Paulo", disse um ministro. Coincidência ou não, anteontem, em visita a São José dos Campos (SP), a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff , falou sobre a possibilidade do aeroporto da cidade ser internacionalizado e tornar-se "alternativa" para São Paulo.

Enquanto o BNDES e a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) estudam modelos definitivos de concessão e de abertura do capital da Infraero, o Planalto quer avançar com o processo de concessão em São Paulo, por entender que haverá pouca resistência política à proposta. O incômodo maior seria anunciar a privatização de um aeroporto público já existente.