27/05/10 12h12

Novelis vai investir US$ 300 milhões em fábrica no Brasil

Valor Econômico

A Novelis, antiga divisão de produtos laminados de alumínio da canadense Alcan que foi transformada em empresa independente em janeiro de 2005, acaba de aprovar seu maior investimento individual desde sua criação. A companhia vai aplicar US$ 300 milhões (mais de meio bilhão de reais) na expansão da capacidade de produção de seu complexo de laminação de Pindamonhangaba (SP). A empresa quer acompanhar o crescimento da demanda do mercado brasileiro e de outros países da América do Sul em embalagens para bebidas (latinhas), que tem crescido a taxas anuais de 10% nos últimos cinco anos.

"O objetivo desse investimento é garantir o suprimento no médio e longo prazo de chapas de alumínio para os fabricantes de latas na região", disse ao Valor o presidente da Novelis para a América do Sul, Alexandre Almeida. Os novos equipamentos da instalação de Pinda - hoje a única da América Latina e segunda maior das Américas - vão entrar em operação no fim de 2012. Com a expansão, a capacidada atual, de 400 mil toneladas de chapas laminadas por ano, vai aumentar 50%, passando para 600 mil toneladas. No curto prazo - dois anos - com a capacidade atual, a empresa tem condições de atender seus clientes no país e na região, garantiu o executivo.

O mercado de latas de alumínio, conforme a Abralatas, entidade das fabricantes no país, atingiu 14,8 bilhões de unidades no ano passado, exibindo crescimento de quase 12%. No início deste ano, a demanda superaquecida por cerveja, refrigerante e sucos pegou as fabricantes de surpresa e começou a faltar latinhas. Rexam, Crown e Latapack-Ball anunciaram expansões e novas fábricas, mas até ficarem prontas terão de recorrer a importações. A previsão é buscar fora do país até 1,5 bilhão de unidades durante o ano. A CSN atua no Nordeste com latas feitas em aço.

Almeida explica que o último grande investimento na unidade de Pinda foi feito em 1999, quando passou de 120 mil para 280 mil toneladas de capacidade. "Isso permitiu o desenvolvimento da indústria de latas no país". Nos últimos anos, com desgargalamentos nas linhas de produção e melhorias de processo, o complexo foi ampliado em mais 40%. "O volume atual é suficiente para atender a produção de até 22 bilhões de latas ao ano", informou. Com novos planos, as fabricantes devem atingir 20 bilhões em 2011. Com essa expansão, Pinda se torna uma das maiores laminações de alumínio no mundo, similar à que a Novelis opera atualmente nos EUA, no Estado de Nova York.