24/05/10 14h36

Novelis vai ampliar a reciclagem

Valor Econômico

A fabricante de alumínio Novelis, subsidiária da indiana Hindalco Industries, um dos maiores produtores integrados do metal da Ásia, anunciou na sexta-feira investimento de US$ 15 milhões em sua operação de reciclagem no Brasil. Com isso, vai ampliar a capacidade dessa instalação, em Pindamonhangaba (SP), de 150 mil para 200 mil toneladas anuais. A empresa informou que o investimento envolve a instalação de dois novos fornos e melhorias de processo. Isso permitirá elevar a capacidade de transformação (refusão) de latinhas usadas de bebidas e outros materiais de alumínio. Após transformados em lingotes, esses materiais são laminados e convertidos em chapas no próprio complexo de laminação de Pinda.

A Novelis é a única fornecedora de chapas de alumínio do país para fabricação de latas para bebidas, com capacidade em torno de 300 mil toneladas por ano, e a maior recicladora do metal - em 2009 processou 8 bilhões de latinhas. A expansão da reciclagem, prevista para ficar pronta no fim de 2010, vai permitir elevar em 20% a produção de lingotes para chapas, assegurou em seu comunicado.

Além do complexo de Pinhamonhangaba, a Novelis tem ativos produção de alumínio primário em Aratu (BA) e Ouro Preto (MG), de laminação em Santo André (SP) e nove usinas hidrelétricas em Minas Gerais. No mundo, a empresa atua em 11 países e obteve receitas de US$ 10,2 bilhões no ano fiscal de 2009. Na semana passada, a Novelis firmou contrato plurianual para fornecer chapas à Rexam, líder nacional no mercado de latas de alumínio para bebidas. Segundo o acordo, a Novelis será a principal fornecedora do metal para o corpo, a tampa e o anel das latas fabricadas pela Rexam em suas dez unidades no Brasil e na Argentina.