19/12/23 12h00

Nova Rodoviária deve gerar R$ 1 bilhão em negócios

Rodoporto será moderno terminal multimodal de transporte urbano e rodoviário

Primeira Página

São Carlos deverá ganhar em breve um novo terminal rodoviário, às margens da Rodovia Washington Luís, que poderá gerar até R$ 1 bilhão em negócios no Município. A meta da Prefeitura de São Carlos é implantar uma nova rodoviária sem nenhum investimento direto. O objetivo é a implantação de um novo Terminal Intermunicipal de Transporte Coletivo e de Integração Multimodal de Transportes Rodoviários do Município de São Carlos.

O antigo terminal, que já tem mais de 50 anos, está a cerca de dois quilômetros da rodovia, o que inviabiliza que novas empresas rodoviárias ofereçam seus serviços aos são-carlenses, já que o custo de entrada e saída da cidade é elevado e as viagens são morosas com o tempo gasto apenas neste percurso.

O novo equipamento público será construído pela iniciativa privada em troca da cessão de áreas do entorno onde serão implantados um centro comercial e investimentos imobiliários com construção de prédios de apartamentos.

A Secretaria de Transportes e Trânsito de São Carlos, preocupada com a precariedade da antiga rodoviária, já ultrapassada diante do desenvolvimento de São Carlos, tomou a iniciativa de publicar um Edital de chamamento do PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para a realização de estudos que viabilizem uma PPP (Parceria Público Privada) que garanta um terminal moderno, prático e eficiente para a Prefeitura de São Carlos.

A empresa ARCO Arquitetura Contemporânea, vencedora do PMI, realizou todo o estudo técnico de viabilidade. A concessão para a empresa vencedora da PPP será de 35 anos. Depois disso, o novo terminal reverterá para a posse da Prefeitura de São Carlos. O projeto é denominado como Complexo do Rodoporto.  Os estudos revelam que as obras devem ser construídas num prazo mínimo de um ano e meio.

O próximo passo para a implantação do Rodoporto será o envio de Projeto de Lei da PPP para a Câmara Municipal de São Carlos. Depois do aval do Poder Legislativo, o edital de licitação da PPP poderá ser publicado para que as empresas interessadas na parceria se manifestem e a ganhadora inicie os trâmites para a construção do Rodoporto.

Fonte: https://jornalpp.com.br/noticias/cidades/nova-rodoviaria-deve-gerar-r-1-bilhao-em-negocios/