Nova planta de etanol terá capacidade para produzir mais de 80 milhões de litros por ano em São Paulo
InvestSPA InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, participa da inauguração da segunda planta de E2G (etanol de segunda geração) da empresa Raízen, que acontece nesta sexta-feira (24/05), a partir das 14h30, em Guariba/SP.
O especialista em Transição Energética da InvestSP, Davi Lopes, representa a agência na inauguração da fábrica que, segundo a empresa, recebeu investimento de R$ 1,2 bilhão e tem capacidade de produzir 82 milhões de litros por ano.
Esta é a segunda usina de etanol 2G da companhia. A primeira fica no parque de bioenergia Costa Pinto, em Piracicaba (SP), e está em operação desde a safra 2014/15. Com a nova planta, a capacidade total de produção de etanol de segunda geração da Raízen chega a 114 milhões de litros.
O especialista da InvestSP explica que "o etanol de segunda geração, conhecido como E2G, é um biocombustível inovador produzido a partir de resíduos do processo de fabricação do etanol comum e do açúcar. Ele utiliza matéria-prima de baixo impacto ambiental que, de outra forma, seria descartada, como resíduos vegetais, palha, folhas, bagaço e outros subprodutos. O grande destaque do E2G é que ele é considerado um dos combustíveis com menor pegada de carbono do mundo. E o estado de São Paulo é um dos maiores players mundiais do etanol de segunda geração".