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Nova multinacional chega ao Brasil

Gazeta Mercantil - 21/05/2007

Francesa Accentiv', do Accor, começa a operar num dos ramos da comunicação que mais crescem. O mercado de marketing direto está em ascensão. É o que dizem as agências multinacionais de fora. É o que dizem as brasileiras. É também uma afirmação da associação do setor, a Abemd, que no ano passado apontou um salto de 18% para este segmento, com movimentação de R$ 15,1 bilhões (US$ 6,9 bilhões), contando as mais diversas áreas, de call centers a agências. Este salto - que tem muita ligação com o amadurecimento do setor publicitário e por conseqüência dos anunciantes, em busca de atividades diversas que impactem o consumidor - vem atraindo novas empresas. Agora, mais uma agência estrangeira coloca os pés no Brasil, a Accentiv', uma das unidades de negócios do grupo francês Accor Services. A empresa, que se define como uma agência de marketing direto/relacionamento, começa a funcionar com uma estrutura de 30 funcionários, mas, diz o diretor de planejamento estratégico e produtos, Luca Lattanzi, vai investir € 5 milhões para fazer o negócio deslanchar de vez. Segundo o executivo italiano, que já teve passagens pela Lowe e pela JWT, ambas no Brasil, não há nada acertado em termos de alinhamento de contas, já que mundialmente a Accentiv' atende Unilever, Air France, Renault, Danone, Oracle, entre outras grandes marcas. A agência, criada em 2003, está presente em 26 países e diz que há um ano investiga o mercado brasileiro. Na América Latina, a Accentiv' já está presente no Chile e Colômbia. O Brasil é um dos países estreantes, ao lado de Cingapura (Ásia). Comparando com a presença de outras multinacionais, como Rapp Collins, OgilvyOne e Wunderman, a Accentiv' faz tardiamente seu ingresso no Brasil. Mundialmente, a Accentiv' prevê faturar € 1,2 bilhão este ano, mas não revela em detalhes as metas financeiras para o Brasil. Em 2006, o faturamento foi de € 590 milhões. Das várias atividades apontadas em relatório da Abemd, tecnologia relacionada a marketing direto, database e CRM e agências formam o mercado-chave de atuação da Accentiv', o que no País representam negócios de R$ 3,14 bilhões (US$ 1,5 bilhão). O certo é que a Accentiv' vai encontrar uma concorrência acirrada neste setor, de boas e consolidadas empresas. De acordo com o presidente da Rapp Collins, Abaetê de Azevedo, a agência está há 11 anos no País, sendo que em 2006 conseguiu um crescimento de 37%. Tem ainda mais força ao pertencer ao maior grupo de comunicação, o Omnicom, gigante que no ano passado teve receita mundial de US$ 11,3 bilhões.