14/12/06 16h10

Nova lei faz Sabesp revê para cima plano de investimentos

Gazeta Mercantil - 14/12/2006

A aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de Lei que institui as diretrizes nacionais para o saneamento básico, na última terça-feira, refletiu imediatamente nos plano de investimentos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A empresa previa para o período de 2007 a 2009 investimentos na ordem de US$ 444 milhões, valor que agora será revisto, segundo o presidente da empresa, que participou de reunião da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), ocorrida em São Paulo. Ele ressaltou a forte valorização nos preços das ações da empresa negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo ( Bovespa). Por volta do meio-dia, os papéis da companhia já haviam subido 12%. O executivo garantiu ainda que a nova Lei vai permitir um planejamento mais tranqüilo, destacando pontos prioritários. A nova Lei dá uma vantagem fiscal de permitir que os gastos possam se tornar créditos ao que se paga de Pis/Cofins. No ano passado, a Sabesp pagou por esses tributos, US$ 196,5 milhões. O presidente da Sabesp afirmou que a empresa "terá US$ 196,5 milhões para investir, e o maior ganho dará mais acesso ao crédito. Num segundo momento, novos horizontes poderão surgir com a renovação de contratos de concessão com municípios atendidos pela Sabesp. São 170 que estão em fase de vencimento e que serão analisados. No terceiro trimestre de 2006, a Sabesp obteve uma receita líquida de US$ 1,5 bilhão. O Ebtida (lucro antes de juros, amortizações e depreciações) foi de US$ 878 milhões. Já o lucro líquido foi de US$ 323 milhões.