02/12/08 10h50

Nova lei do SAC leva teles a aumentar aportes

DCI - 02/12/2008

A urgência de se adequarem à nova lei que regulamenta os serviços de atendimento ao consumidor (SACs), em vigência desde ontem em todo o País, levou as empresas de telefonia a abrir seus cofres para investir mais, enquanto outros setores da economia sofrem com os impactos da crise e suspendem aportes que estavam programados. A Telefônica, dona da Atento, um dos maiores call centers brasileiros, acaba de investir R$ 50 milhões (US$ 22,22 milhões) na reestruturação de suas operações, para se adequar à nova regulamentação. Ainda assim, cerca de 40% de 68 empresas do Estado de São Paulo, entrevistadas pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), não estão plenamente preparadas para cumprir o novo decreto. A nova regulamentação exige que os SAC disponibilizem, por exemplo, atendimento 24 horas sete dias por semana, ligações gratuitas por meio do 0800, tempo máximo de espera para atendimento de no máximo 60 segundos, além de não poderem transferir o consumidor a outro atendente mais de uma vez. As empresas que descumprirem as novas normas de atendimento poderão receber multas que vão de R$ 212 (US$ 94) a R$ 3,192 milhões (US$ 1,419 bilhão), ter o alvará de funcionamento cassado ou ser interditadas. De acordo com o levantamento realizado nos últimos dias pelo Procon, as operadoras de cartão de crédito, televisão por assinatura e telefonia móvel parecem estar mais preparadas para respeitar as novas leis, uma vez que declararam possuir o maior número de itens adequados à norma: 70% de conformidade.