11/08/11 15h53

Nova fábrica vai gerar pelo menos 150 empregos diretos em Araraquara

Governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quarta-feira, dia 10, nova fábrica da Big Dutchman

Líder mundial na fabricação de equipamentos para a criação de aves e suínos, a Big Dutchman inaugurou sua nova fábrica em Araraquara – município localizado a 288 quilômetros da capital de São Paulo – nesta quarta-feira, 10 de agosto. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, além de autoridades locais.

A empresa alemã deve gerar pelo menos 150 empregos diretos nesta primeira fase de operações e mais 400 indiretos. O investimento da Big Dutchman na construção de sua nova sede foi de aproximadamente R$ 30 milhões.

A nova unidade vai ocupar uma área total de 100 mil metros quadrados, à beira da Rodovia Washington Luiz, no Distrito Industrial de Araraquara. Com uma área construída de 16 mil metros quadrados, o prédio vai abrigar toda a linha de produção, centro de distribuição e logística, além de um completo show room. A área tem espaço para acomodar uma futura expansão de mais 14 mil metros quadrados.

Incentivo ao investimento
A Big Dutchman produz, entre outros equipamentos agrícolas, comedouros, bebedouros, ninhos, exaustores para avicultura e suinocultura. O setor de produção, no qual se insere a multinacional, é beneficiado pela redução de ICMS nas operações interestaduais com máquinas e implementos agrícolas.

Com a inauguração da nova fábrica, a Big Dutchman vai transferir sua sede, que era em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para Araraquara. Mas a empresa vai manter a unidade operacional de Caxias do Sul, que será a responsável pela distribuição em todo o estado do Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina.

Segundo o diretor geral da Big Dutchman Brasil, Ricardo Santanna, a escolha de Araraquara se deu não somente devido aos incentivos estudais e municipais recebidos, mas principalmente pela localização estratégica da cidade em relação às regiões onde se concentra a maior parte dos clientes da empresa. “Com a inauguração, vamos reduzir custos e garantir ainda mais qualidade na produção, na comercialização e no transporte de produtos. Nossa intenção é transferir o máximo de tecnologia da matriz mundial, na Europa, para o Brasil, em curto espaço de tempo, tornando a Big Dutchman ainda mais competitiva para o mercado nacional”, explica.

A Big Dutchman possui 22 unidades distribuídas pelo mundo e sete centros regionais localizados na Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Malásia, China, Rússia e África do Sul.