22/08/11 14h53

Nova avenida vai ligar a Embraer até a Tamoios

O Vale

Funcionários da Embraer e moradores de bairros vizinhos à empresa vão ganhar, até março de 2012, uma nova alternativa de acesso ao centro de São José dos Campos.

A prefeitura deu início à construção da via que vai ligar a avenida Amin Simão, da Embraer, até o trevo do Putim, na Rodovia dos Tamoios (SP-99).

A expectativa é que o novo acesso absorva um fluxo de 9.000 carros por dia e desafogue a avenida dos Astronautas, que hoje é a principal alternativa do centro à região do Jardim da Granja.

O tráfego na Estrada Municipal Glautiston de Oliveira, acesso utilizado pelos motoristas que vem da região do Putim, também será melhorado com a obra.

A construção da nova via vai exigir um investimento de R$ 20 milhões.

Perfil. Segundo a Secretaria de Transportes, serão construídas duas faixas de rolamento, com acostamento, calçada e ciclovia.

A avenida terá aproximadamente três quilômetros de extensão, com início no trevo do Putim e fim na avenida Brigadeiro Faria Lima.

Serão construídas duas pistas com duas faixas de rolamento por sentido, mais canteiro central (com dois metros de largura), calçada em ambos os lados e ciclovia do lado direito sentido Putim-Embraer. A pasta informou que nesse momento está em andamento a construção do primeiro trecho, que vai do Trevo do Putim até a avenida João Rodolfo Castelli.

"É mais uma importante ligação que a cidade ganha e irá proporcionar maior fluidez entre as regiões sul e sudeste”, afirmou o secretário de Transportes, Anderson Farias Ferreira, por nota. “A nova alternativa de chegada e saída do aeroporto, como também das indústrias aeronáuticas para a rodovia Carvalho Pinto, poderá possibilitar novos negócios e empreendimentos nessa região da cidade", disse.

Avaliação. O serviço é realizado em parceria com o governo do Estado pelo convênio de ligação Dutra-Carvalho Pinto, que fez obras como o Viaduto Talim e alargamento da Jorge Zarur (leia texto abaixo).

O administrador Alexandre Lopes, 33 anos, aprovou a iniciativa. Segundo ele, o novo acesso deverá tirar da avenida dos Astronautas o fluxo de caminhões que abastecem a Embraer. “O fluxo na avenida dos Astronautas hoje está muito prejudicado porque tem muitos ônibus e caminhões”, disse Lopes que trabalha no Jardim da Granja e mora na zona sul.

“Acho que o tempo que demoro para voltar para casa vai cair pela metade”, disse.