Notebook vai ser a vedete de 2007
Gazeta Mercantil - 31/10/2006
Fabricantes médios enxergam no laptop margens melhores e espaço de vendas pouco explorado. A expectativa é que 2007 seja o ano do notebook, com o lançamento de computadores móveis a partir de US$ 924. Essa pode ser considerada a segunda fase do amadurecimento da indústria brasileira de PC. Pequenos fabricantes se tornam personagens importantes no mercado e buscam produtos mais complexos e com melhor margem. A Tecsul, dona da marca Mirax, lança o primeiro modelo nesse preço no dia 15 de novembro, depois de fechar parceria para distribuição do produto com a Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), das redes Pão de Açúcar, Extra e Barateiro. A enxurrada se justifica pelo crescimento do número de empresas do setor, que foi legalizado com Lei do Bem. O mercado informal representava 73% e deve fechar o ano com 45%. Empresa gaúcha com fábrica em Santa Rita do Sapucaí e matriz em São Paulo, a Tecsul deve faturar US$ 33 milhões neste ano e espera saltar para US$ 92 milhões em 2007. A evolução é ainda mais impressionante se for considerado que antes da Lei do Bem no ano passado, que isentou computadores de impostos, a empresa fabricava 3 mil máquinas por mês. Hoje, são quase 8 mil PC.