03/09/07 11h15

Notebook leva o Brasil ao quarto lugar no mercado global de PC

Gazeta Mercantil - 03/09/2007

O Brasil saltou da 7 para a 4 posição no ranking global de vendas de computadores pessoais entre o primeiro e segundo trimestres deste ano, ficando atrás do Japão, China e Estados Unidos. O mercado brasileiro de PC cresceu 20% e atingiu 2,1 milhões máquinas entre abril e junho, impulsionado principalmente pelo maior consumo de notebooks, segundo dados da IDC Brasil divulgados na última sexta-feira. O desempenho deixou o País à frente de países como Reino Unido e França. As vendas de notebooks no segundo trimestre superaram as expectativas da IDC. Foram comercializados 300.481 máquinas no período, crescimento de 32% em relação às 227.599 unidades dos três primeiros meses do ano. Segundo a IDC, os preços dos notebooks, em queda desde 2006, foram mantidos quase no mesmo patamar em relação ao primeiro trimestre e o crescimento foi puxado pela redução nos juros das parcelas e pelo aumento nos prazos de pagamento. Já os desktops avançaram 7,9% para 1,86 milhão. Entre o primeiro e o segundo trimestres do ano, o País subiu da 4 para 3 posição no ranking mundial de vendas de desktops. No caso de notebooks, pulou do 17 para 15 lugar. Com a desvalorização do dólar e os incentivos fiscais do governo, os preços dos computadores caíram, estimulando o consumo no País desde 2005. No histórico de estudos da IDC, de 2004 para 2005, o Brasil passou de 8 para 5 país em vendas de computadores de mesa, mas caiu de 33 para 34 em laptops. No ano passado, chegou à 3 posição em desktops e 25 lugar em notebooks.