01/02/08 12h10

Nordeste amplia vendas da Aliança

Gazeta Mercantil - 01/02/2008

A Aliança Metalúrgica - fabricante de fechaduras, reguladores de gás, entre outros produtos - viu suas vendas saltarem 25% no Nordeste em 2007, chegando a representar 35% do faturamento de R$ 160 milhões (US$ 90,9 milhões) registrado no ano passado. Em 2006, a região representou 28% da receita. Segundo Cláudio Lutzkat, diretor industrial da Aliança, os beneficiários do programa Bolsa Família, do Governo Federal, têm duas prioridades básicas: alimentação e segurança, nessa ordem. Para 2008, a expectativa é alcançar faturamento de R$ 180 milhões (US$ 102,3 milhões). Segundo Lutzkat, a empresa está desenvolvendo produtos com acabamento diferenciado para continuar atingir as camadas mais populares da região Nordeste. "40% das nossas vendas são em São Paulo. Mas boa parte disso é vendido para atacadistas, que revendem no Nordeste", afirmou. A empresa investiu US$ 3 milhões em máquinas e equipamentos mais modernos no ano passado para atender à demanda, e prevê investir outros US$ 3,5 milhões ao longo deste ano na mesma área. Além dos investimentos em modernização, Lutzkat contou que a Aliança pode colocar outro turno de trabalho na fábrica, caso o crescimento seja acima do esperado. Lutzkat considera o aumento do nível de emprego, da renda e do crédito como determinantes para o bom momento do mercado em que atua. A construção civil - um dos segmentos da economia mais privilegiados pelo aumento do crédito - foi a grande responsável por alavancar as vendas do setor. Além do otimismo em relação ao ano que passou, Lutzkat acredita que 2008 será de bons resultados também. Apesar da valorização do real em relação ao dólar, os embarques mantiveram uma participação de cerca de 6% no faturamento da empresa em 2007. Segundo Lutzkat, o volume exportado foi menor, mas o valor aumentou um pouco.