25/02/11 09h59

Nokia traz ao país sua nova bandeira

Valor Econômico

Maior fabricante de celulares do mundo, a Nokia está passando por uma reestruturação que tem por objetivo dar à companhia mais munição para competir no mercado mundial de smartphones, um dos mais rentáveis da indústria de tecnologia atualmente. A principal arma nessa estratégia é a recém-anunciada aliança com a Microsoft. Pelo acordo, a Nokia adotará o sistema operacional da companhia de software, o Windows Phone, como o padrão para seus smartphones. "Desta forma poderemos nos focar mais nos aparelhos", disse Niklas Savander, vice-presidente de mercados da Nokia, em encontro com jornalistas ontem, em São Paulo.

O Brasil é um desafio particularmente importante para a companhia finlandesa. O segmento de smartphones pode dobrar de tamanho no país este ano. A previsão da consultoria IDC é de que serão vendidos 10 milhões de aparelhos no mercado brasileiro. Pela primeira vez, as vendas de smartphones em unidades no país vão superar as de computadores de mesa e portáteis, como categorias separadas. Em termos globais, a Nokia vem perdendo participação de mercado, principalmente para a Apple e o Google. Entre 2009 e 2010, a companhia viu sua fatia diminuir de 46,9% para 37,6%, enquanto a Apple passou de 14,4% para 15,7% e o Google, de 3,9% para 22,7%.

Para aproveitar o interesse do consumidor brasileiro nos smartphones a Nokia terá de cativar o maior número possível de desenvolvedores de aplicativos - os pequenos programas que tornam o aparelho tão atrativo. Há uma grande comunidade de programadores no Brasil. Em muitos países, esses profissionais têm dedicado a maior parte de seu tempo aos sistemas da Apple e do Google, em detrimento do Windows. A união dá um novo fôlego ao sistema da Microsoft nos celulares.

Entre as vantagens que o acordo traz para a Nokia, diz Savander, está a possibilidade de lançar aparelhos mais rapidamente. O executivo disse que a estratégia conjunta ainda não está completamente traçada e que várias questões precisam ser definidas.

O primeiro telefone Nokia com Windows Phone está previsto para chegar ao mercado mundial no fim do ano. O lançamento não depende só da capacidade de desenvolvimento e de fabricação da companhia: a Microsoft também precisa ter a estrutura de suporte ao sistema em cada país onde a Nokia lançar seus aparelhos. Anunciada em outubro de 2010, a versão mais recente do Windows Phone, a 7, está disponível em 30 países, menos de um terço dos mais de 100 locais onde a Nokia está presente no mundo. O Brasil é uma das geografias que está fora da lista atualmente.