13/05/10 11h13

"Noiva da vez", Bertin reduz marcas e cresce

Valor Econômico

O comando da operação de higiene e beleza do grupo Bertin tem passado por uma situação inusitada nos últimos meses. Tudo por conta do tamanho do assédio à companhia, algo inédito em três anos de história. "Somos a noiva da vez", brinca Moacir Sanini, diretor-executivo da divisão do grupo frigorífico, dono das marcas Neutrox, Francis e Hydratta. "Estão todos de olho na gente". Ciente das informações que circulam no setor a respeito da possibilidade de venda do negócio, que fatura quase meio bilhão de reais ao ano, a companhia resolveu se posicionar pela primeira vez sobre o assunto.  Desde setembro do ano passado, analistas do segmento começaram a questionar a hipótese de o grupo Bertin se desfazer dessa área de atuação após a fusão com o JBS Friboi. A maior interessada na Bertin Higiene e Beleza seria a Hypermarcas.

Com a união dos ativos dos dois frigorificos, a fábrica da Bertin, em Lins, no interior de São Paulo, que produzia a linha de itens para limpeza e cuidados para os pés, passou para a administração da JBS - que controla as marcas Minuano e Albany. Ficou nas mãos da família Bertin a área de itens de beleza, que não foi transferida para a JBS .

Questionado sobre o assunto, Sanini diz que "não existe nada que não seja 'vendável'", fala que tudo tem seu preço, mas ressalta que a Bertin Higiene e Beleza não está à venda. O interesse da Hypermarcas estaria não só nas marcas como na participação de 50% da Bertin na Unisoap, fabricante da linha Francis, conforme o Valor informou em setembro passado. Segundo fontes do setor, pela unidade fabril, a Hypermarcas ofereceu R$ 50 milhões (US$ 28,6 milhões) - a Bertin pagou R$ 30 milhões (US$ 17,1 milhões).

Na avaliação do grupo, recentes mudanças na forma como têm trabalhado trouxeram resultados financeiros positivos - e isso teria despertado a atenção do mercado sobre a Bertin. A companhia cresceu 25% em receita bruta de janeiro a abril e espera manter essa taxa em 2010. Se atingir a meta, o grupo deve alcançar faturamento de quase R$ 588 milhões (US$ 336 milhões) neste ano - foram R$ 470 milhões (US$ 238,6 milhões) em 2009. A velocidade de crescimento da Bertin Higiene e Beleza é o dobro da média do mercado, que deve crescer de 10% a 12% em 2010 no país, informa a Abihpec, entidade das indústrias do setor.