25/02/13 14h29

No Interior de SP, elas são grandes

Correio Popular

As micro e pequenas empresas do Interior de São Paulo fecharam o ano passado com crescimento de 10,7% em relação a 2011. O resultado superou os números da Capital (5,1%), Grande São Paulo (5,6%) e ABC (10,2%). O estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) São Paulo mostra que as receitas das pequenas em 2012 atingiram R$ 528,5 bilhões (US$ 271 bilhões), volume R$ 39,5 bilhões (US$ 20,3 bilhões) superior ao do ano anterior. Com a renda em elevação e o desemprego em queda, o Interior se destacou no consumo de produtos e na busca de prestadores de serviços.

A gerência regional do Sebrae apontou que a cidade de Campinas tem uma grande parcela de microempresas do setor de comércio que, com o incremento das vendas, registraram um forte aumento do faturamento. De acordo com a entidade, 47% das pequenas empresas são lojas de diversos segmentos; 43% são prestadores de serviços e 10% são indústrias. A região também vem recebendo investimentos produtivos e atraindo mão de obra qualificada. O gerente regional do Sebrae-Campinas, José Carlos Cavalcante, afirmou que o perfil das microempresas locais favoreceu o crescimento das vendas e do faturamento no ano passado. Ele salientou que os números da região refletem bons indicadores, como a elevação da renda dos trabalhadores e as baixas taxas de desocupação nas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Cavalcante comemorou o desempenho das pequenas empresas em todo o Estado. “O PIB brasileiro vai crescer pouco acima do 1%, enquanto o faturamento das microempresas de São Paulo ficou em 8,1% acima de 2011, já descontada a inflação”, apontou. Ele acredita que fatores macroeconômicos, como o corte das taxas de juros, também ajudaram - mas frisou que ainda é necessário implantar políticas que garantam o fortalecimento dos microempreendedores. Uma das frentes de trabalho do Sebrae de Campinas é estimular os governos municipais a impulsionar os pequenos negócios. “No próximo mês, teremos uma reunião com todos os prefeitos da RMC para tratar de vários assuntos”, antecipou.