23/09/08 11h48

No interior de São Paulo, o segredo da Predilecta

Valor Econômico - 23/09/2008

Depois de trabalhar por 14 anos na suíça Hero, passando pela matriz e por Brasil, Holanda e Itália, Antônio Carlos Tadiotti, sócio e diretor industrial da Predilecta, abriu a Predilecta em 1991, com três sócios e US$ 20 mil. No ano passado, a principal empresa do grupo, Predilecta, faturou R$ 240 milhões (US$ 124,4 milhões), cifra que deve saltar 25% este ano, para R$ 300 milhões (US$ 184,1 milhões), impulsionada pela expansão do mercado de alimentação fora do lar (food service). Hoje, além de ser fornecedora de grandes varejistas, atende desde multinacionais, como a Coca-Cola (com a polpa do suco de goiaba da linha Minute Maid), até grandes fabricantes locais, como Bauducco (goiabada que recheia as barrinhas), passando por redes de alimentação, a exemplo do Habib's (catchup) e da Casa do Pão de Queijo (recheio de doce de leite). Além disso, tem a sua própria marca, Predilecta, que chega ao consumidor por 10% menos que a marca líder. A Stella D'Oro, outra marca do grupo, também disputa o consumidor popular no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro. No exterior, a Predilecta chega a 11 países, fornecendo a marca própria de varejistas e distribuidores, especialmente nos EUA, Porto Rico e Portugal. Cerca de 12% da receita da empresa vem de fora. As vendas da Predilecta dividem-se entre atomatados (40%), goiabada (40%) e o restante vem se diversificando cada vez mais: polpa de frutas, condimentos, coberturas, conservas, geléias, marrom glacê, doce de leite, achocolatado e pescados (neste último caso, produzido por terceiros). Até o final desse mês, Tadiotti reforça a aposta no food service, com o lançamento do molho pronto para cachorro quente. Também está saindo do forno uma mostarda premium, que sairá em bisnaga para não elevar demais o custo. Outra novidade é o creme de avelã com chocolate, que chegará ao mercado em novembro para concorrer com a Nutella, da Ferrero. A Predilecta está entre as seis primeiras marcas, ao lado de Knorr Cica, Quero, Brasfrigo, Coniexpress e Fugini. Este ano, na Stella D'Oro, em Itápolis (SP), e na Predilecta serão investidos R$ 8 milhões (US$ 4,91 milhões), para ampliar a capacidade de produção e modernizar o parque já instalado.