31/01/08 11h07

No Brasil, receita e lucro da Cadbury crescem

Valor Econômico - 31/01/2008

Todd Stitzer, presidente mundial da Cadbury Adams, esteve no Brasil durante três dias nesta semana, acompanhado de outros quatro vice-presidentes da companhia. Vieram ver de perto o trabalho feito na América do Sul, cuja sede fica no Brasil e que, desde o final do ano passado, está sendo comandada pelo brasileiro Marcos Grasso. A região, que engloba dez países (e não inclui o México), faturou 300 milhões de libras em 2007 (R$ 1,058 bilhão). "A América do Sul reportou o maior crescimento e as melhores margens da companhia", disse Stitzer, em entrevista exclusiva ao Valor. A subsidiária brasileira dobrou de tamanho nos últimos quatro anos, atingindo um faturamento de 160 milhões de libras (R$ 564,3 milhões). O número, revelado por Stitzer, sempre foi guardado a sete chaves pela subsidiária brasileira. O executivo tem os números do Brasil na ponta da língua, depois de ter sido bombardeado por uma série de apresentações desde a sua chegada. Em 2003, segundo ele, a margem de lucro da filial brasileira era de 3% e, no ano passado, atingiu impressionantes 20%. Com a cisão da divisão de bebidas (as marcas Dr Pepper e 7 Up), Stitzer ficou totalmente focado em confeitos e o Brasil, que antes era penalizado por não ter o braço de refrigerantes, ganha ainda mais importância no novo contexto mundial. Globalmente, os países emergentes nunca foram tão estratégicos para a companhia como agora. Ao lado da Índia, o Brasil é destaque entre os Bric's. A operação brasileira fatura o mesmo que China e Rússia juntas e está 10% abaixo da Índia. Atualmente, o bloco dos emergentes já responde por 30% do negócio mundial e, em 2006, últimos dados disponíveis, foi responsável por 40% do crescimento da companhia. Este ano serão investidos US$ 20 milhões para ampliar a linha de gomas de mascar em Bauru. A empresa gastou R$ 62 milhões (US$ 35,2 milhões) nas quatro principais marcas (Trident, Hall's, Chicletes e Buballo) no ano passado e, para 2008, a meta é aumentar esse investimento em 26%.