28/07/09 10h25

No Brasil, frio e descontos impulsionam as vendas

Valor Econômico

Ao contrário de Paris, as vendas no varejo brasileiro de vestuário e calçados cresceram nos dois últimos meses. O aumento é resultante da combinação de dois fatores: o frio que chegou com força total neste inverno e as liquidações, que começaram em junho, cerca de um mês antes do tradicional, e que oferecem descontos de até 70%. "Muitos varejistas tiveram um desempenho ruim nos primeiros meses do ano, inclusive no Dia das Mães, ainda como reflexo da crise. Assustados, muitos lojistas entraram o mês de junho liquidando", disse Sylvio Mandel, presidente da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abeim).

As lojas de roupa e sapatos registraram em junho um crescimento de 5,3% no volume de vendas em relação ao mesmo mês de 2008. É um crescimento significativo levando-se em consideração que em abril e maio, houve queda de 3% e 0,4%, respectivamente, segundo dados da Serasa Experien. O varejo como um todo - incluindo supermercados, automóveis, móveis e informática - cresceu 4,9% no período.

No semestre, o varejo de vestuário acumula queda de apenas 0,1%. "Até junho, esse segmento acumulava perdas. Com o bom desempenho de junho, o resultado do semestre é praticamente neutro", explicou Luiz Rabi, gerente de indicadores de mercado da Serasa. Nas lojas dos shopping centers, o faturamento no primeiro semestre aumentou 3,5% quando comparado aos seis primeiros meses de 2008, de acordo com a Alshop, entidade que reúne os shopping centers. Ao que tudo indica esse mês de julho deverá repetir o bom desempenho do mês passado, principalmente, porque agora é a temporada oficial das liquidações de inverno.