No Brasil, disputa de mercado é acirrada por concorrentes locais
Valor Econômico
Na busca por novas oportunidades na área de software empresarial, os clientes de pequeno e médio portes têm chamado a atenção dos fornecedores nos últimos tempos. O motivo: a esmagadora maioria das grandes companhias já iniciou a automação de seus processos de negócio há muito tempo, mas fora dessa faixa restrita as iniciativas ainda são escassas de maneira geral.
A Oracle sabe disso e pretende aproveitar as oportunidades que encontrar no caminho, mas não planeja dirigir o foco para esse perfil de empresas, diz Cyro Diehl, presidente da companhia no Brasil. "Os programas de bancos de dados podem ser utilizados por empresas de qualquer tamanho, mas no caso dos aplicativos são as empresas médias para cima as mais preparadas para tirar vantagem da tecnologia", afirma o executivo.
O cenário competitivo no Brasil é diferente do encontrado na maioria dos países emergentes. Por aqui, o embate inclui não só a americana Oracle e a alemã SAP - que costumam protagonizar a disputa nos mercados internacionais -, mas conta com uma infinidade de pequenas desenvolvedoras locais, especializadas em segmentos específicos, e uma grande concorrente nacional, a Totvs. É a Totvs, líder de um intenso processo de consolidação, que detém a liderança no país, com base principalmente nas empresas de médio e pequeno portes.