17/05/07 10h47

Nivea e Aché fazem parceria inédita

Valor Econômico - 17/05/2007

A BDF Nivea e o laboratório brasileiro Aché fecharam uma parceria inédita no Brasil para estrear no mercado de dermocosméticos - produtos com eficácia comprovada. A empresa alemã trará ao Brasil a marca Eucerin, a segunda mais importante do grupo Beiersdorf depois de Nivea. A marca Eucerin já está em vários países da Europa e América Latina, mas sempre sob o domínio da Nivea. O Brasil será o primeiro país do mundo onde a empresa fecha uma parceria de distribuição. O laboratório Aché responderá pela distribuição de Eucerin nas farmácias - canal exclusivo de vendas desse tipo de produto - e divulgará a marca entre os dermatologistas. A empresa visita regularmente cerca de 5 mil médicos dessa especialidade. O casamento parece perfeito em função das peculiaridades do mercado nacional. Enquanto na Europa, o dermocosmético é mais difundido e, quase sempre, vendido sem recomendação médica, no Brasil, os dermatologistas tornaram-se o principal veículo de venda desse tipo de produto. As marcas Stiefel, RoC, da Johnson & Johnson, e La Roche Posay, da divisão Cosmética Ativa da L'Oreal, também focam a comunicação da marca nos dermatologistas. Os dermocosméticos estão entre os cosméticos convencionais e os medicamentos e para serem classificados dessa forma precisam ter eficácia comprovada em testes. Por isso, são produtos mais caros e voltados para o público A/B. O mercado dobrou nos últimos cinco anos. Segundo dados do Euromonitor, o segmento de dermocosméticos cresceu 31% no ano passado, contra 13% do mercado de cosméticos, e faturou aproximadamente R$ 3,2 bilhões (US$ 1,57 bilhão).