08/05/09 11h47

Nike faz parceria para expandir lojas

Valor Econômico - 08/05/2009

Duas gigantes do universo esportivo acabam de fechar uma parceria. A americana Nike e o grupo brasileiro SBF, dono da rede de varejo Centauro, firmaram um acordo de dez anos para expansão das lojas Nike Store no país. Com essa parceria, o grupo SBF passa a administrar uma quarta bandeira, uma vez que também possui em seu portfólio as redes By Tennis e Almax, além da Centauro. A Nike, por sua vez, ampliará a presença de suas lojas próprias para todo o país. Hoje suas 10 unidades estão concentradas nas regiões Sudeste e Sul. Dentro de dois a três meses, já será aberto um ponto de venda da Nike Store em Manaus e outro no Rio. A previsão é que este ano sejam inauguradas seis lojas por meio dessa parceria.

Segundo o Valor apurou, o investimento nas novas lojas nos primeiros cinco anos do acordo deve atingir cerca de R$ 100 milhões (US$ 45.5 milhões). As duas empresas informaram que não podem se pronunciar sobre o montante investido. O SBF será responsável por todos os custos do ponto comercial, como aluguel, impostos, folha de pagamento dos funcionários e também a compra dos produtos. Já a Nike entra com o treinamento dos funcionários, desenvolvimento de produtos exclusivos e layout das lojas.

"Trata-se de uma parceria inédita. É a primeira vez em todo o mundo que a Nike fecha um acordo para abertura de lojas com um único operador por um período tão longo", afirmou Cristian Corsi, presidente da Nike do Brasil. Até então, a Nike trabalhava com parceiros isolados. As atuais 10 lojas são gerenciadas por cinco operadores diferentes. Além das seis unidades a serem inauguradas com o SBS, a Nike abrirá outras quatro com outros operadores em 2009, por conta de contratos fechados anteriormente. A partir de agora, a expansão da rede será exclusividade do SBF. No total, este ano a empresa americana terá mais 10 lojas em operação, dobrando para 20 o número de unidades Nike Store.